Saber como se portar à mesa é uma necessidade premente, tanto para as situações profissionais como para o dia-a-dia. Atitudes firmes e certeiras podem fazer a diferença e tornar sua presença agradável junto aos mais diferentes grupos de pessoas.
a) Se você tiver que escolher o local para a refeição em um restaurante, opte por um local tranquilo, bem iluminado e não muito movimentado, para que se possa conversar discretamente.
b) Evite cozinhas regionais, a menos que tenha certeza de que seu convidado aprova a culinária ou está disposto a experimentar. Alimentos muito temperados, com condimentos diferentes do que se usa no dia-a-dia, podem provocar constrangimentos ou mesmo mal-estar.
c) Faça reserva para evitar o constrangimento de ter que esperar vaga.
d) Por elegância, quem convida deve chegar com antecedência.
e) Escolha um lugar visível, para ser facilmente identificado ou encontrado por seu convidado.
f) Evite ‘beliscar’ entradas antes da chegada do seu convidado.
g) O lugar mais importante é à direita do anfitrião. Normalmente é reservado a convidados ilustres, mais velhos ou que se queira homenagear na ocasião.
h) Se você não for o anfitrião, não se sinta obrigado a aceitar a sugestão de cardápio de que o convidou, mas se for recusar, faça-o com delicadeza.
i) Evite deixar o interlocutor comendo sozinho.
j) Esteja concentrado nas pessoas que estão com você, e não com o olhar disperso por todo o restaurante.
k) Evite começar a comer antes do anfitrião.
l) Não se deve partir todo o alimento (carnes, principalmente) antes de comer. Corte cada pedaço que for comer.
m) Caroços de azeitona devem ser retirados da boca com as mãos, mas de forma discreta. Da mesma forma deve-se proceder com as espinhas de peixe.
n) Antigamente, somente o anfitrião deveria se comunicar com o garçom, mas hoje em dia esta regra está em desuso.
o) Se um talher ou guardanapo cair, está feita a polêmica! Arruda (2008) diz que não se deve juntar, pois o gesto se torna muito brusco e chama a atenção. Eles devem ficar no chão até que um garçom o retire. Já Gloria Kalil, em Chic (érrimo) (2004), é mais informal, simplesmente pegar o objeto de forma discreta.
p) Evite usar palitos de dente. Faça a assepsia dos dentes reservadamente, nos toaletes.
q) Pode-se, sim, levar o que sobrou para casa, sejam alimentos ou vinho.
r) Guardanapo de pano deve ser colocado no colo. Pendurado ao pescoço, só se o prato for uma macarronada suculenta.
s) O pão deve ser partido à mão, sem o uso de faca para cortar. Também não se deve cortar saladas de folhas – elas devem ser dobradas.