Em 2018, só entre os meses de janeiro a julho, foram registrados no Ligue 180, canal de denúncias do governo federal, perto de 80 mil casos de violência contra mulher em todo país. Desses, 994 tratam de mortes e 63.111 de violência doméstica. Para buscar a redução de índices como esses, o Ministério Público do Paraná promove em Curitiba, no dia 22 de março, o seminário “A atuação do MPPR no enfrentamento à violência de gênero contra a mulher”.
Organizado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do MPPR, por meio do Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero (Nupige), o encontro é dirigido a membros e servidores do MP e operadores do Direito, mas também é aberto ao público geral que tem interesse na matéria.
Conforme dados do Sistema PRO-MP, do MPPR, levantados pelo Nupige, foram instaurados no Ministério Público do Paraná de 2015 até o dia 15 de março deste ano 693 inquéritos policiais referentes a feminicídios e oferecidas 592 denúncias criminais ligadas a esse tipo de crime. Só na capital, no mesmo período, são 73 inquéritos abertos e 56 denúncias propostas.