Pedro Ribas/SMCS

Foi sob as últimas luzes do dia que dezenas de pessoas assistiram, na noite desta quinta-feira (6/12), a apresentação da Anunciação nos jardins da Capela da Glória, no bairro Alto da Glória.  A Encenação do Evangelho de Lucas, que descreve a Anunciação do Anjo à Virgem Maria, é baseado no episódio bíblico. A celebração contou com a presença do prefeito Rafael Greca. “Eu agradeço a oportunidade tão bonita de nos trazer de maneira tão tocante, singela e tão bem editada do mistério gozoso da Anunciação de Nossa Senhora, Mãe de Jesus”, disse Greca.

O espetáculo é dirigido por Edson Bueno e narra o momento em que a Maria aceita ser a Mãe de Jesus Cristo. Ao final do ato, todos foram convidados a entrar na capela para acompanhar o Coral Gregoriano de Curitiba.

Iluminado apenas pelo lume das velas, o Coral apresentou o recital do "Advento do Senhor através das Antífonas do Ó”, com a entoação das sete antífonas especiais do Tempo do Advento – pequenos textos em latim, compostos cada um com uma invocação de um símbolo do Messias no Antigo Testamento, que expressam a súplica da Igreja pela vinda de Cristo no mistério de sua Encarnação.

Restauro

O engenheiro Semi Andraus conta que conheceu a Capela da Glória aos 8 anos de idade e diz que frequentava as missas quando criança. Passados 52 anos a expectativa era grande para ver como a capela ficou após o restauro e acompanhar a apresentação do Coral.

“A capela ficou muito bonita, muito bem conservada”, disse Andraus. Ele mesmo canta em dois corais, nas Igrejas Nossa Senhora da Salete e na Bom Pastor, e diz que nunca tinha visto uma apresentação do Coral de Canto Gregoriano da cidade.  A esposa de Andraus, a socióloga, Josiana Andraus, não conhecia a capela e estava encantada com tudo. “É admirável que o prefeito Rafael Greca tem essa coisa de conservar a história, ficou linda a capela”, disse Josiana.

Capela da Glória

A Capela Nossa Senhora da Glória, recebe pela primeira vez após o restauro, uma noite em celebração ao Natal. A edificação de 182 metros quadrados integra o patrimônio histórico de Curitiba e foi entregue à cidade em agosto deste ano. O investimento de R$ 1,27 milhão contemplou além da capela, passeios e jardins. O restauro só foi possível porque a Prefeitura utilizou a Lei Municipal do Potencial Construtivo. 

Contemplar a arquitetura única e com estátuas centenárias adquiridas na França no fim do século 19, incluindo um ícone raro de Nossa Senhora da Glória Assunta, tornam o passeio ainda mais agradável. Com o restauro, a construção passou a atender a legislação de acessibilidade. Agora a capela tem rampas de acesso e elevador junto ao portão principal.

Luzes transformam o Umbará em concorrido endereço natalino

Uma rua ricamente iluminada e decorada ajudou a transformar o bairro do Umbará em um dos mais concorridos programas do Natal de Curitiba – Luz do Pinhais. Nos 250 metros de extensão de uma pequena via sem saída, perpendicular a Nicola Pellanda, todas as dez casas da Família Moletta foram enfeitadas com luzes pisca-pisca de LED, flores vermelhas e brancas, presépios, guirlandas e árvores de Natal.

Algumas das residências ainda trazem alguns toques diferentes. Em uma delas, um Papai Noel, feito a partir de um manequim usado, “posa” para as fotos dentro de um carro antigo da família. Em outra, uma réplica em minatura do Expresso Polar, feita artesanalmente pelos Moletta, chama a atenção de crianças e adultos que percorrem o local.

A própria rua, inclusive, recebeu um “teto iluminado”, criado com fios de luz conectados aos postes, além de dez pequenas árvores de Natal e outra maior no meio, com aproximadamente sete metros de altura.  Assim, o que era o campo de futebol da família transformou em uma grande passarela verde e lúdica. A churrasqueira comunitária da família, por outro lado, transformou-se na casa do Papai Noel, na qual os visitantes podem tirar fotos a vontade e de forma gratuita com o bom velhinho.

Liandra Moletta é professora de francês e um dos mais de 60 integrantes da família que colocaram a mão na massa esse ano para iluminar a rua. A tradição começou como uma brincadeira de família, em 1996. Com o passar do tempo, as decorações foram ficando cada vez maiores e vizinhos do bairro começaram a visitar a rua. Mas a família parou com a decoração em 2002 e só voltou em 2016.

“A gente começou a receber pedidos das pessoas que comentavam que estavam com saudades da decoração e a gente tentou fazer o máximo para poder voltar”, lembra Liandra. Na segunda fase de decorações, eles passaram a cobrar uma taxa pequena de entrada de R$10 para cobrir algumas partes dos gastos, principalmente com segurança.

Encantamento
Quem visita a atração natalina do Umbará não disfarça a expressão de encantamento com a decoração das casas da família Moletta. “É um passeio muito legal e eu me surpreendi bastante com tudo que vi”, comentou o trabalhador autônomo, Gustavo Ferreira da Silva, 34, que visitou o local na semana passada. Ele e sua esposa, Bruna Venturini, saíram do São Braz, só para conhecer a rua. “É a primeira vez que eu vim aqui e o que mais me chamou atenção foi o show de luzes que acontece na árvore. É realmente bem bonito”, relata.

Gustavo ainda comenta que aprovou os serviços prestados na rua. Estão disponíveis rede wifi e ainda uma praça de alimentação com food trucks, que teve dobrou de tamanho em relação ao ano passado para receber mais pessoas.

O educador físico Guilherme Buranelo levou sua esposa, Kassiane Caetano, e seus dois filhos, Ana Luiza e Rafael. “A gente escolheu visitar a rua iluminada por ser um lugar bem bonito, grande, e bem legal para as crianças”, comentou ele. O fato de ser uma via sem saída também é um diferencial, avalia Buranelo. “Meus filhos ficam bem livres para conhecer e também tem a questão da natureza, que eles têm acesso aqui”, relata.

Lago Azul
Outra atração que colocou o Umbará no roteiro natalino da capital fica a um quilômetro da Rua dos Moletta. O Parque Lago Azul ganhou este ano um presépio em tamanho natural, onde a representação do nascimento de Jesus Cristo está na Casa Farinheira, proporcionando um belo atrativo para a comunidade.

O parque da Prefeitura ainda tem apresentações musicais. No próximo sábado (8/12), às 16h, acontece a Cantata de Natal da Banda da Polícia Militar. No dia 16/12, às 20h, Quinteto de metais CWBrass se apresenta no local. A decoração de Natal no Parque, assim como nas outras regionais, ficará montada até dia 6 de janeiro.

Toda programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais pode ser conferida no site: http://natal.curitiba.pr.gov.br/

Atrações de sexta-feira

Entre os destaques do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, na sexta, o Auto de Natal Brasileiro na Rua da Cidadania da Regional Portão/Fazendinha, a abertura da exposição de presépios em Santa Felicidade e a sempre esperada apresentação do coral do Palácio Avenida. A agenda do dia ainda terá canto gregoriano na PUCPR e muita música e teatro pelos bairros da cidade.  

A partir das 9h, na Rua da Cidadania de Santa Felicidade, começa a tradicional exposição de presépios confeccionados por artistas do bairro. Na abertura, o coral infantil da Escola Municipal Pedro Dallabona fará uma apresentação com canções natalinas. Os presépios poderão ser apreciados até o dia 6 de janeiro.

A celebração de Natal chega, às 15h, na Rua da Cidadania da Fazendinha, na Regional Portão, que receberá o Auto de Natal Brasileiro. Com direção artística de Eli Siliprandi, o espetáculo conta a história da anunciação e nascimento de Jesus, com originalidade e brasilidade rítmica e interpretativa. O público também poderá apreciar a Banda Lyra e o coral de estudantes da Escola Municipal Adriano Rubine.

Também, às 15h, ocorre a apresentação da Banda da Caximba, na Rua da Cidadania Bairro Novo. Com um repertório repleto de músicas natalinas, o grupo – formado por 40 integrantes com idades acima de 11 anos – promete encantar o público presente.

Canto gregoriano 

Na Paróquia Universitária Jesus Mestre, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), ocorre a Leitura Orante da Bíblia com cantos gregorianos. O evento, às 17h30, terá a presença de Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba.

A escadaria da Catedral de Curitiba volta a ser o palco, às 18h45, da encenação do Evangelho de Lucas, capítulo 1, que descreve a Anunciação do Anjo à Virgem Maria. O espetáculo, baseado no episódio bíblico, narra o sentimento, a expectativa e a comoção pela resposta da Mãe de Jesus Cristo. A encenação irá ocorrer até 19 de dezembro, no mesmo horário, sempre as segundas, quartas e sextas.

Às 19h30, os alunos dos cursos de violino da Fundação Cultural de Curitiba, nas Ruas da Cidadania da Prefeitura, mostram o resultado de seu trabalho em uma apresentação de músicas natalinas no Vinhos Durigan, em Santa Felicidade.

O Ônibus da Cultura leva seu teatro de sombra à Rua da Cidadania do Boqueirão, a partir das 20h. O espetáculo “Natal: Sonho de Luz”, criado pela Cia Karagoz, narra a história de um menino simples, que sonha em ganhar um presente de Natal, e seu encontro com um grupo circense. O espaço da Prefeitura ainda recebe, na sequência, a apresentação das crianças do Projeto MusicaR das regionais Boqueirão e Cajuru.

A programação desta sexta terá ainda, às 20h20, o sempre concorrido espetáculo do Palácio Avenida. O Natal do Bradesco tem como enredo o tema “Tempo de Sonhar”. Com a ajuda de seus amigos, a personagem principal, a menina Luna, quer trazer mais cor e magia para a cidade e ajudar a resgatar os sonhos esquecidos. O espetáculo, no calçadão da Rua XV de Novembro, volta a ocorrer nos dias 8, 9, 14, 15 e 16 de dezembro.