SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A interpretação dominante sobre o quadro “Portrait of an Artist (Pool with Two Figures)”, de David Hockney, vendido por US$ 90,3 milhões na última quinta-feira (15), é a de que é uma obra autobiográfica sobre uma separação. Mas um dos envolvidos na história contesta essa narrativa.

Segundo a principal leitura sobre o quadro de 1972, cuja venda tornou Hockney, 81, o mais rentável artista vivo, ele retrataria o ex-namorado do pintor, Peter Schlesinger, encarando melancólico o parceiro pelo qual foi trocado, enquanto este nada numa piscina.

Em entrevista ao jornal britânico Observer, Schlesinger, 70, rejeitou a interpretação de que a obra é sobre seu término. “É uma imagem incrível, e contém os dois gêneros mais icônicos [de Hockney] em uma figura, piscinas e o método do duplo retrato, mas não posso falar sobre o elemento emocional, porque não acho que ele é [um quadro] emocional”, disse.

“Tem a minha figura de pé e a figura na água pintada de forma diferente. Era um problema conceitual. Nem acho que é um retrato meu, na verdade”. 

Schlesinger, que foi aluno de Hockney na Universidade da Califórnia, quando se conheceram, hoje é um artista de sucesso ele próprio, autor de peças em cerâmicas e de livros fotográficos.

Ele foi namorado do britânico até um ano antes da realização da pintura e aparece em diversos outros retratos pintados por Hockney. Acredita-se que o homem nadando na imagem seria o novo amante do artista à época, Eric Boman.

Com a venda em um leilão em Nova York nesta semana, Hockney desbancou o recorde do americano Jeff Koons, que vendeu a obra “Balloon Dog (Orange)” em 2013 por US$ 58,4 milhões. 

“Você pode falar à vontade sobre o ‘Balloon Dog’ de Jeff Koons, mas tem cinco deles por aí. Com David, tem apenas um, e é um grande quadro”, continuou Schlesinger. “David sempre foi um artista muito popular, mas os valores [de suas obras] não estavam a par. Agora seus preços estão alcançando sua reputação.”