A chave feminina do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada, em janeiro, na cidade de Melbourne, perdeu mais uma jogadora importante para a edição de 2022. Uma semana após o anúncio de que a americana Serena Williams não disputará a competição, foi confirmada também a ausência da checa Karolina Pliskova, ex-número 1 do mundo e atual quarta colocada do ranking da WTA, por conta de uma lesão na mão direita.

A tenista da República Checa, de 29 anos, fez uma boa temporada no circuito profissional ao marcar 37 vitórias e disputar finais na grama de Wimbledon, no saibro de Roma e no piso duro de Montreal. Pliskova, entretanto, não conquista um título desde janeiro de 2020, em Brisbane. Fora do Aberto da Austrália e de todos os torneios preparatórios, também adia o sonho de conquistar seu primeiro Grand Slam.

“Infelizmente, eu machuquei a minha mão direita durante um treino ontem (quarta-feira) e não poderei jogar em Adelaide, Sydney e no Australian Open. Fico triste por não poder começar a minha temporada na Austrália e vou sentir muita falta dos fãs”, disse Pliskova, por meio de um comunicado oficial divulgado pela organização do torneio.

A melhor campanha de Pliskova em Melbourne foi a semifinal de 2019, sendo que ela também chegou outras duas vezes às quartas de final – em 2017 e 2018. Nos últimos dois anos, parou na terceira rodada.

A vaga da checa na chave principal ficou com a francesa Fiona Ferro, 104.ª do ranking. Ela já seria indicada pela Federação Francesa de Tênis (FFT, na sigla em francês) por acordo de reciprocidade com a Tennis Australia. Com isso, os dirigentes franceses poderão convidar outra jogadora. Já a chinesa Qiang Wang, 105.ª colocada na lista da WTA, passa a ser a primeira na lista de espera em caso de novas desistências.