Divulgação/Paraná Clube/Geraldo Bubniak – Fernando Neto

O meia Fernando Neto é o novo reforço do Vitória para a disputa da Série B de 2020. O jogador estava livre no mercado, após encerrar seu vínculo com o Fluminense. Em 2019, ele defendeu o Paraná Clube, por empréstimo.

No ranking de desempenho do SofaScore da Série B de 2019, Fernando Neto teve nota média de 6,96 e, com isso, foi o quarto melhor jogador do Paraná Clube na competição (considerando o limite de partidas disputadas). Só ficou atrás do goleiro Thiago Rodrigues (7,21), do lateral Eder Sciola (7,07) e do meia Matheus Anjos (7,02).

No total da Série B, Fernando Neto disputou 21 jogos como titular, sete como substituto e marcou três gols – não fez assistências. Ele chegou a jogar como extremo (meia aberto pelo lado do campo) e como meia ofensivo centralizado, mas passou a maior parte de 2010 atuando como volante no esquema tático 4-2-3-1 do técnico Matheus Costa.

Fernando Neto iniciou sua carreira no Vila Nova. Em 2012, chegou ao Fluminense e virou lateral-esquerdo. Teve poucas chances no clube carioca. Depois rodou por Paços de Ferreira (Portugal), Macaé, Santo André, STK Samorim (Eslováquia) e Paraná Clube.