Publicidade
Política em Debate

Exemplo

(Foto: Divulgação)

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ademar Traiano (PSDB), justificou ontem a decisão tomada na véspera pelos parlamentares da Casa, de reduzirem as sessões de votação para dois dias da semana, às segunda e terças-feiras, “antecipando” as sessões das quartas-feiras, por causa da campanha eleitoral. “O Congresso Nacional está em recesso branco. Nós estamos trabalhando de segunda a terça-feira”, alegou o tucano. “Também os senhores deputados dependem de suas bases no interior do Paraná para poderem trabalhar nesse período”, argumentou Traiano. 

Contradição
Dos 54 deputados estaduais, 45 são candidatos à reeleição. Dos outros nove, cinco tentam a eleição para a Câmara Federal e um, Ratinho Junior, do PSD, é candidato a governador do Estado. O curioso é que os parlamentares reduzem os dias de trabalho no Legislativo sob a alegação de ter mais tempo para buscar votos justamente para conseguir novos mandatos, o que é no mínimo contraditório. Além disso, nenhum deputado terá o salário de R$ 25,3 mil descontado por isso. 

Reajuste
Traiano também voltou a defender a decisão de promulgar o reajuste salarial de 2,76% para os servidores da Assembleia, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública, vetados pela governadora Cida Borghetti (PP), enquanto os funcionários do Executivo seguem com os vencimentos congelados há dois anos. Segundo ele, o aumento para os servidores dos demais poderes “nada tem a ver com o Poder Executivo”. Além disso, o tucano afirmou que decisão do governo de não conceder a reposição aos servidores do Executivo não é “responsabilidade” dos deputados. 

Ranking
A governadora e candidata à reeleição, Cida Borghetti (PP) comemorou ontem a reportagem da Folha de São Paulo, que apontou que o Paraná estaria em terceiro no ranking de eficiência entre os estados brasileiros. “Estamos no caminho certo e vamos continuar esse trabalho com determinação, firmeza e um olhar especial para as pessoas”, comentou Cida. 

Mulheres taxistas
O candidato do PSD ao governo, deputado estadual Ratinho Júnior, reuniu cerca de 20 mulheres taxistas na noite de segunda-feira. Elas falaram sobre os problemas que enfrentam em seu cotidiano e ouviram propostas do candidato. “No meu plano de governo todas as mulheres estão contempladas, mas eu quis reunir estas batalhadoras porque realizam um trabalho onde a maioria predominante é de homens. Elas precisam de mais segurança, pois ser taxistas a deixam mais vulneráveis a assaltos e violência”, afirmou Ratinho Jr. Os pedidos apresentados por elas incluem a requalificação das frotas, a melhora na qualidade dos carros e do crédito para melhorar a frota, e mais segurança por parte da polícia.

Comitê
O PT lança na noite de hoje o comitê eleitoral das campanhas majoritárias do partido em Curitiba. O locar irá reunir a organização das candidaturas de Lula e seu vice Fernando Haddad; do candidato a Governador Dr. Rosinha e da vice Anaterra Viana, e  da candidata ao Senado Federal, Mírian Gonçalves.

Reflexões
O candidato do Podemos ao Senado, professor Oriovisto Guimarães lança na próxima quinta-feira, 30, a partir das 19 horas, no Palácio Garibaldi, em Curitiba, o livro “Reflexões: olhos e ouvidos de minha alma”. A obra publicada pela Editora Inventa traz uma coletânea de artigos, palestras e textos produzidos por Oriovisto, no período de 2004 a 2018.  

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES