Fiz uma palestra motivacional e comportamental para um grupo de 150 professoras do ensino fundamental de uma cidade da região metropolitana de Curitiba. 
É a segunda palestra que faço para este grupo. A primeira foi para prepará-las para o primeiro semestre do ano letivo. Estas professoras são verdadeiras heroínas, pois, muitas vezes, enfrentam duas cargas horárias, uma de manhã e outra à tarde ou até mesmo à noite,para trabalho ou estudo. Muitas não moram no município, algumas trabalham de manhã em Curitiba e à tarde naquela cidade, dependem de ônibus, e dispõem de pouco tempo para se deslocarem, o que acaba prejudicando o seu horário de almoço, pois neste intervalo estão se deslocando de uma escola para outra. Algumas ainda moram na zona rural, e não contam com nenhum meio de transporte, a não ser uma boa caminhada. Mas, ainda assim, elas são animadas e encaram estes desafios como parte da vida.      As professoras lecionam para alunos de escolas públicas municipais, alunos esses dos mais variados tipos, crianças que realmente precisam de bons exemplos e bons ensinamentos, ou os que lá muitas vezes fazem à única refeição do dia e encontram algum apoio, como se fosse um lar. Vemos que a escola nem sempre é só o lugar onde estudam, mas sim uma extensão da casa deles. As professoras não só desempenham o papel de ensinar, mas também de formar a moral do aluno pois ele nem sempre encontra a atenção devida em casa. O papel do professor perante o aluno é de grande responsabilidade, pois influenciará diretamente no desenvolvimento não só intelectual como na personalidade da criança. 
Durante a palestra, falei de liderança, das características para se tornar um líder. Quando uma das professoras me disse que em algumas turmas as coisas fluem maravilhosamente bem e em outras, devido à “alguns alunos”, ela não consegue manter o mesmo entusiasmo. Um problema encontrado também pelas outras professoras.
Sabemos que é difícil nos relacionarmos com todos bem, que quando trabalhamos com grupos diferentes, sejam de alunos ou profissionais, nos relacionamos melhor com alguns do que com outros.
Ai está um dos grandes segredos e desafios para quem quer se tornar um líder. Nestas turmas ou grupos é que vamos testar e exercitar nossas habilidades para tornarmos um Líder, sem usar a força ou imposição, apenas usando as palavras e sendo ouvido.
Respondi para aquelas professoras que uma das coisas mais importantes, quando temos alguém na sala ou grupo de trabalho que não simpatizamos ou que sempre está “meio contra a gente”, é com esta pessoa que devemos criar uma relação de afinidade e construir um laço de confiança, dando a ela toda atenção que merece, e quando ela sentir que a relação é digna de confiança, com certeza passará a ser uma de nossas aliadas.  Este é um dos maiores desafios de quem quer ser Líder!!   
Um grande abraço, boa semana e Deus te abençoe.
#treinamentoscomjogosdenegocios&palestrasdemetasevendas
Desmar Milléo Junior, Autor do Livro: “Apenas Boas Intenções Não Bastam”,  Palestrante nas áreas motivacional, comportamental e vendas.Treinamentos com Jogos de Negócios & Simuladores. 
SITES: www.milleo.com.br