Valdecir Galor/SMCS

A Expo Educação 2020 é duplamente inovadora nesta edição. Além de totalmente digital, devido à pandemia do novo coronavírus, a feira de formação profissional será internacional, com palestrantes dos Estados Unidos, Espanha e Argentina. O evento será transmitido pelo YouTube, nos dias 1º e 2 de julho.

Nas duas edições anteriores – 2018 e 2019 – a expo reuniu 20 mil participantes em cada ano no salão de exposições do Parque Barigui, se consolidando como o maior evento de formação profissional da rede municipal de ensino, no modelo de feira interativa.

“A Expo Educação, que chega a seu terceiro ano, consolidou a linha inovadora da educação curitibana, tanto em sala de aula com estudantes como na formação dos profissionais da área”, avalia a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

O evento, que trouxe um novo modelo de semana de estudos pedagógicos, reúne professores, diretores, pedagogos, servidores da área, especialistas, parceiros de instituições ligadas à educação e também a comunidade.

“A quebra de paradigma reforçada na feira, seja no conceito on-line ou presencial, segue a linha dos programas e ações desenvolvidas nesta gestão para a inovação. A Expo incorpora o conceito do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação da cidade”, pontua a secretária.

Neste ano, os temas envolvem aprendizagem criativa, cidades educadoras, cidadania digital, motivação na escola, além das ações internas, como o programa Linhas do Conhecimento, a Coordenadoria de Equidade, Família e Rede de Proteção (Cefar), Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outros.

A programação completa será divulgada em breve.

Veredas Formativas
Desde março, todos os cursos e formações têm sido realizados on-line, pela necessidade de isolamento social. Em três meses na versão totalmente digital, o programa Veredas Formativas, de formação continuada para profissionais da educação, teve 27 mil inscrições para as opções ofertadas digitalmente.

“A nova modalidade é a única possível neste cenário de isolamento social e, como não podemos parar as formações, elas têm sido feitas on-line e o público tem aprovado”, conta o diretor do Departamento de Desenvolvimento Profissional (DDP) da Secretaria Municipal da Educação, João Reis.

Entre as opções que foram ofertadas neste contexto da pandemia do novo coronavírus estão “O professor e o desafio do uso de tecnologias no isolamento social” e “Ressignificação da escola e da prática pedagógica pós isolamento”.

Desde 2018, quando foi lançado, o Veredas tem impulsionado as ações voltadas ao desenvolvimento profissional na rede municipal de ensino.

O programa permite que cada profissional da rede curitibana de ensino escolha como fazer a formação continuada e foi formulado a partir de uma ampla pesquisa, realizada em 2017 com os servidores, para levantar o interesse e as necessidades em relação aos processos de formação profissional.

O Veredas também pode ser aproveitado pela comunidade, que desde o início deste ano pode se inscrever nos cursos.