A Máquina de Escrever Editora e Produção Cultural apresenta a exposição: Curitown– a cultura do skate em Curitiba O skate é mais do que esporte, lazer e meio de transporte, o skate é uma manifestação cultural. Uma cultura que envolve hábito, comportamento, moda, lazer, sociabilidade, identidade, um estilo de vida. A cidade apresenta um expressivo número de skatistas e muito se deve a existência de gerações que preservam a prática ao longo do tempo e dos lugares. Pista do Gaúcho, Ambiental e Drop Dead Skatepark geraram skatistas de qualidade para Curitiba e para fora dela, e durante as décadas de 1990 a 2000 a cidade foi considerada a capital do skate do Brasil. Esta cena envolvia marcas como Maha e Drop Dead com suas fábricas de tábuas e roupas, com suas lojas que promoviam as tendências de moda, campeonatos nacionais amadores, música, skatistas alcançando o pódio em campeonatos mundiais.  

Skate, fotografia, vídeo, marcas, fábricas, campeonatos, nomes de destaque, pioneiros do skate na capital. História. Este universo cultural será mostrar na exposição, trazendo para os skatistas e para um público amplo a cultura do skate curitibano, um dos mais tradicionais do Brasil.

A mostra é composta por uma linha do tempo na qual se destacam os principais acontecimentos das décadas de 1970 a de 2000; um documentário sobre a cultura do skate de Curitiba a partir dos depoimentos de skatistas pioneiros chegando até os campeões mundiais; obras de skatistas que desenvolvem trabalho nas artes visuais e fotografias de skatistas que se especializaram nesta vertente. O público visitador poderá conferir também a diversidade de rodinhas, shapes, revistas, livros, skates antigos, roupas e objetos utilitários que são feitos a partir da reciclagem de componentes do skate.

Junto com a prática do andar de skate –  que envolve o cotidiano nos “picos”, nas pistas tradicionais e nas espalhadas pelos bairros –  temos o registro do andar de skate através da fotografia e do vídeo, realizado pelos próprios skatistas, que mostram uma outra faceta desta cultura. Ao longo do período da exposição ocorrerá sessões de skate com a demonstração de performance de alguns dos skatistas entrevistados, e oficinas gratuitas de fotografia e vídeo para skate ministradas pelos skatistas Castro Pizzano, Felipe Oliver Arnoso e Matheus Reinhardt Luz.

Com pesquisa e curadoria de Victor Augustus Graciotto Silva, direção de fotografia de Eli Firmeza, e produção de Rebeca Gavião Pinheiro, a exposição “Curitown – a cultura do skate em Curitiba” conta com o patrocínio da CELEPAR e CAIXA e foi realizado com o apoio do PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA, FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA e da PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA.

Exposição – Curitown – a cultura do skate em Curitiba

De 16 de junho a 20 de agosto de 2018

Onde – Museu Municipal de Arte de Curitiba

Av. Rep. Argentina, 3.432 – Portão, Curitiba – PR, 80610-260

Visitação: terça a domingo, das 10h às 19h

Entrada Gratuita