Geraldo Bubniak

A exposição “OSGEMEOS: Segredos”, em cartaz desde setembro de 2021 no Museu Oscar Niemeyer, ultrapassou 100 mil ingressos vendidos, e ficará nos espaços do Olho e da Torre do Olho até abril deste ano. Para prestigiar é necessário adquirir previamente o ingresso, com hora marcada, on-line. As entradas custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada), e podem ser adquiridos no site do museu.

O público pode conferir mais de 850 itens, sendo eles pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções site specific, desenhos e cadernos de anotações. Segundo a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, os elementos presentes nas obras d’OSGEMEOS são alegres e nos inspiram ao fazer a travessia entre o agora e uma nova fase, pós-pandemia. “Seus traços retratam o dia a dia das grandes cidades e suas obras nos levam a uma imersão que revela pertencimento e identidade a símbolos locais e cotidianos, que nos conectam ao lúdico”, diz ela.

A exposição “OSGEMEOS: Segredos” examina a produção dos artistas desde o começo da década de 1980 até a atualidade. Segundo o curador da mostra, Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo, a mostra é a maior já realizada pelos artistas.

O título “Segredos” vem do objetivo da mostra de revelar novas visões da obra d’OSGEMEOS. Entre os itens expostos, há objetos pessoais como cadernos, fotos, desenhos e pinturas abrangem a infância dos dois irmãos e suas vidas até os dias de hoje. Estes elementos estão sendo apresentados ao público pela primeira vez, trazendo estudos que resultaram no surgimento de seus personagens icônicos. Também estão expostas influências artísticas e colaborações.