Divulgação

O Facebook, Instagram e WhatsApp voltaram a funcionar normalmente nesta quinta-feira, 14, após apresentarem instabilidade no Brasil e outros países desde o final da manhã desta desta quarta-feira, 13. Segundo o site especializado downdetector.com, os relatos de falha do serviço começaram a diminuir durante a madrugada. Todos esses apps pertencem ao Facebook.

Segundo o Downdetector, Curitiba ficou como a  campeã de registros de problemas no Facebook entre as 12 e 16h30 desta quarta, 13. No caso do Whatsapp, a capital paranaense também ficou entre as cidades brasileiras com mais problemas, perdendo somente para São Paulo e Rio de Janeiro. 

Após a volta dos serviços, a empresa não voltou a comentar o que causou o problema. Por volta das 16 horas da quarta-feira, em seu perfil no Twitter, o Facebook afirmou que estava “focado em resolver a questão” e que o problema não está relacionado a um ataque de negação de serviço (DDoS), que é um acesso coordenado, em massa, que visa derrubar um site. Mais cedo, a empresa já tinha admitido que a “instabilidade temporária” ocorria em toda a família de aplicativos do Facebook.

Entenda o caso
Usuários relataram dificuldades para postar conteúdos nos perfis do Facebook e do Instagram. As tentativas resultam em uma mensagem de problema para atualizar o status.

Alguns também afirmam que não conseguiram sequer logar nessas redes sociais. Outros reclamaram que não é possível enviar fotos ou áudios no Whatsapp.

Hashtags #FacebookDown , #instagramdown e #WhatsApp estavam entre os trending topics do Twitter no Brasil e do mundo durante a tarde desta quinta.

Segundo o downdetector.com, os relatos atingiram o pico entre as 13 e as 22 horas e e os problemas eram mais perceptíveis na América do Norte e na Europa.