Publicidade
Consultas públicas

Fala Curitiba começa por Bairro Novo e CIC. Nesta terça encontros são no Pinheirinho e Tatuquara

(Foto: Divulgação/SMCS)

Mais de 300 pessoas participaram da primeira noite de reuniões presenciais do programa Fala Curitiba edição 2019. Na segunda-feira (1/4) os encontros foram com os moradores das regionais Bairro Novo e CIC.

Nesta terça-feira (2), as reuniões serão com os moradores das regionais Pinheirinho, na Rua da Cidadania do Pinheirinho (Avenida Winston Churchill, 2.033), e Tatuquara, na Rua da Cidadania do Tatuquara (Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n), ambas com início às 19h e término às 21h.

Em todos os encontros é apresentado o andamento das demandas apontadas e eleitas pela população nas edições anteriores do Fala Curitiba. Em seguida, são distribuídas as fichas para os moradores apontarem os temas que consideram prioritários na regional e é aberta a palavra para a população participar.

Esta primeira fase, que vai até sexta-feira (5/4), tem por objetivo ranquear os temas principais de cada regional. Na segunda fase, de 16 de abril a 19 de junho, as reuniões passarão pelos 75 bairros de Curitiba para o detalhamento desses temas principais. “Quem apontou iluminação pública como tema, por exemplo, vai dizer em qual rua é necessária a melhoria. São fases que compõem a lei de orçamento do município”, explicao presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), órgão gestor do programa, Alexandre Matchinske.

Ele também reforça a possibilidade da participação on-line, disponível no portal fala.curitiba.pr.gov.br, desenvolvido principalmente para quem não pode estar nos encontros presenciais: “O portal recebe as demandas da população e todas as participações online e presenciais serão somadas, têm o mesmo peso na votação”, ressalta.

Na CIC

No encontro da Regional CIC, conduzido pelo administrador regional Raphael Keiji, Leonir Lucinda dos Santos, moradora da Vila Nossa Senhora da Luz, foi a primeira a chegar e garantir um bom lugar na plateia para pedir melhorias na região. “Vim agora pedir uma reforma na nossa unidade de saúde do Nossa Senhora da Luz e também mais policiamento, já vim ano passado nessas reuniões e adiantou”, comentou.

No Bairro Novo

No mesmo horário da CIC aconteceu o encontro do Fala Curitiba com os moradores da Regional Bairro Novo, no auditória da Rua da Cidadania. Conduzido pelo administrador regional Fernando Werneck Bonfim, contou também com a participação da secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, que atendeu os questionamentos da população. “A reunião foi positiva para a comunidade que veio em peso participar. As pessoas foram ao microfone fazer a sua reivindicação e tiveram resposta imediata dos secretários e técnicos da Prefeitura, fora isso, todos os outros pedidos serão encaminhados e terão resposta”, ressaltou Bonfim.

Pela primeira vez no fala Curitiba, a moradora do Sítio Cercado Cezilia da Silva Vieira Tomaz soube do encontro no grupo de ginástica que frequenta. “Precisam olhar mais para as mulheres, crianças e gente que vive na rua aqui no Sítio (Cercado), vim pedir isso, vamos ver no que vai dar”, disse.

As reuniões contaram com a presença dos vereadores Colpani, Mauro Bobato, Herivelto Oliveira, Beto Moraes, Rogério Campos, Zezinho do Sabará, Alex Rato, Edson do Parolin, Ezequias Barros, Geovanne Fernandes e Marcos Vieira; os administradores regionais do Portão, Gerson Gunha, e do Pinheirinho, Renaldo Boaron; e dos secretários municipais do Urbanismo, Júlio Mazza; da Educação, Maria Sílvia Bacila; e da Saúde, Márcia Huçulak.

Próximas reuniões do programa Fala Curitiba

Terça-feira - 2/4 - 19h

Regional Pinheirinho

Rua da Cidadania Pinheirinho (Avenida Winston Churchill, 2.033)

Regional Tatuquara

Rua da Cidadania Tatuquara (Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n)

Quarta-feira - 3/4 - 19h

Regional Boa Vista

Paróquia São João Batista (Rua Guilherme Ihlenfeldt, 1.040)

Regional Matriz

Rua da Cidadania da Matriz (Praça Rui Barbosa, 101)

Quinta-feira - 4/4 - 19h

Regional Cajuru

Rua da Cidadania Cajuru (Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150)

Regional Portão

Rua da Cidadania Fazendinha (Rua Carlos Klemtz, 1.700)

Sexta-feira - 5/4 - 19h

Regional Boqueirão

Rua da Cidadania Boqueirão (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430)

Regional Santa Felicidade

Rua da Cidadania Santa Felicidade (Rua Santa Bertilla Boscardin, 213)

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES