Publicidade
Alerta

Falha de segurança expôs dados de usuários do Hotmail. Saiba como se proteger

(Foto: Divulgação)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma falha de segurança expôs informações privadas de usuários de email Outlook, serviço da Microsoft que compreende endereços populares como @hotmail.com, @msn.com e @outlook.com. A empresa confirmou o incidente.

O caso foi revelado no sábado (13) pelo site "TechCrunch", após usuários terem recebidos alertas de que hackers teriam tido acesso a dados dos usuários, incluindo endereço de email, nomes de pastas, assuntos das mensagens e os endereços de email de pessoas com quem se comunicaram entre 1º de janeiro e 28 de março.  Login e senha teriam permanecido seguros, bem como contas corporativas -apenas emails pessoais foram afetados. 

O alerta, emitido pela própria Microsoft, diz que as pessoas impactadas foram notificadas da falha. 

Segundo o site "Motherboard", o acesso dos hackers chegou também ao conteúdo de emails de alguns usuários. 

Em nota, a empresa confirmou o incidente e disse já ter bloqueado o acesso dos criminosos. "A Microsoft solucionou esse caso, que afetou um número limitado de contas de usuários."

Não foram confirmados o número de usuários atingidos, nem se brasileiros também tiveram suas informações expostas.

SAIBA COMO SE PROTEGER
Segundo a Microsoft, a invasão a contas do Outlook não permitiu acesso a senhas ou outras credenciais de login. Ainda assim, a empresa recomenda que usuários resetem os dados de acesso à conta como medida de precaução. Veja como fazer isso no tutorial a seguir.

Passo 1. Acesse login.live.com e faça login na sua conta do Outlook, MSN ou Hotmail usando e-mail e senha;

Passo 2. Clique na sua foto de perfil no canto superior direito e selecione “Exibir conta”;

Passo 3. Na tela de conta, expanda o menu “Mais ações” e escolha a opção “Alterar senha”;

Passo 4. É provável que o Outlook solicite uma confirmação de login por meio de um meio alternativo, como um celular, um e-mail secundário ou um aplicativo gerador de códigos. Selecione uma das opções para prosseguir;

Passo 5. Em geral, é preciso informar manualmente o meio alternativo para obter o código, seja um número de telefone ou um endereço de e-mail. Em seguida, pressione o botão “Enviar código”;

Passo 6. Digite no campo o código recebido pelo meio alternativo e assinale a opção “Verificar”;

Passo 7. Ao acessar a página de redefinição de senha, digite o código atual no primeiro espaço e informe a nova senha nos dois campos seguintes. Pressione “Salvar” para finalizar.

DESTAQUES DOS EDITORES