Valquir Aureliano

O suspense está chegando ao fim! A partir das 15 horas desta segunda-feira (04 de março) os curitibanos saberão quem são os grandes campeões do Carnaval de 2019.

A apuração das notas dos jurados acontece no Memorial de Curitiba e começará com o grupo de acesso, cujos concorrentes as escolas de samba Unidos de Pinhais, Império Real de Colombo, Internautas e Embaixadores da Alegria.

Depois, o grupo especial, com cinco escolas: Enamorados do Samba, Leões da Mocidade, Imperatriz da Liberdade, Acadêmicos da Realeza e Mocidade Azul.

Ao todo, dez quesitos estarão sendo avaliados pelos 18 jurados selecionados pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC): enredo, samba-enredo, bateria, ala das baianas, comissão de frente, mestre-sala e porta bandeira, alegorias e adereços, fantasias, conjunto e harmonia. Para cada quesito, uma nota entre 5 e 10, sendo possível a aplicação de notas fracionadas.

Atraso na apuração

A apuração das notas de cada escola de samba do grupo de acesso e do grupo especial estava marcada para começar às 15 horas de hoje, mas até agora (15h30) ainda não teve início. Integrantes das escolas e diversos foliões, contudo, já estão reunidos em frente ao memorial de Curitiba, como se pode ver pela imagem abaixo, feita pelo fotógrafo Valquir Aureliano.

Hegemonia de duas escolas

Desde 2008, o Carnaval curitibano tem sido dominado por duas escolas: a Acadêmicos da Realeza e a Mocidade Azul, a primeira com cinco títulos e a segunda com sete (sendo que a Mocidade levou o título de campeã nos últimos cinco anos). Vale lembrar, ainda, que em 2012 as duas escolas foram declaradas campeãs, após empate em todos os quesitos.

Para este ano, contudo, os foliões e jornalistas que acompanharam os desfiles apontam a possibilidade de uma “zebra” em 2019: a Enamorados do Samba, que foia primeira escola a desfilar neste Carnaval e apresentou um enredo sobre energia, em desfile que contou com a participação de mais de 600 pessoas.

Os últimos campeões do Carnaval curitibano

2008 – Acadêmicos da Realeza
2009 – Acadêmicos da Realeza
2010 – Acadêmicos da Realeza
2011 – Mocidade Azul
2012 – Acadêmicos da Realeza e Mocidade Azul
2013 – Acadêmicos da Realeza
2014 – Mocidade Azul
2015 – Mocidade Azul
2016 – Mocidade Azul
2017 – Mocidade Azul
2018 – Mocidade Azul