Marcos Vinicius dos Santos Costas, 18 anos, morador de Paranaguá, no Litoral do Estado, foi diagnositicada com aplasia medular. Familiares, com ajuda de amigos, iniciaram um campanha para incentivar a doação de medula óssea. O transplante é a única forma de Marcos se recuperar e se curar da doença, que impede a produção de sangue no organismo.

Os pais, Cristina Wagner dos Santos e Orelino Costa Junior, pedem para que a população se solidarize com a causa e procure o Hemepar em Paranaguá para fazer parte do cadastro de doadores de medula óssea. Segundo a mãe, a doença foi descoberta há três meses.

A página no Facebook, Amigos do Marcos Vinicius, foi criada para mobilizar a sociedade e chamar a atenção para a necessidade de doação de medula óssea.

Para fazer parte do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), a pessoa deve ir até o Hemepar Paranaguá, localizado na Avenida Gabriel de Lara, 481, com documento de identidade. O doador precisa assinar um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), e preencher uma ficha com informações pessoais.

Em Curitiba, a sede do Hemepar fica na  Tv. João Prosdócimo, 145 – Alto da XV. O telefone é (41) 3281-4000.