SMCS

Na próxima quarta-feira (27/2), dez famílias que vivem em condições precárias nas margens do Rio Atuba vão receber as chaves de suas novas casas, construídas no Santa Cândida. Na última semana, os futuros residentes do Moradias Faxinal participaram de uma vistoria nos imóveis e assinaram os contratos de aquisição.

O conjunto vai contar com 125 casas, das quais 91 já estarão habitadas após esta etapa de reassentamento. “Conforme a obra avança e as moradias ficam prontas, nós as entregamos às famílias. O restante das unidades será liberado em março”, explica o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto.

Com esta entrega, a atual gestão atinge a marca de 1.409 moradias concedidas. “Estamos retirando famílias de áreas de risco para que não mais convivam com enchentes e alagamentos. Ao desocupar as margens de rios habitadas irregularmente beneficiamos as famílias atendidas, o meio ambiente e toda nossa amada Curitiba”, destaca o prefeito Rafael Greca.

A obra do Moradias Faxinal estava parada na gestão anterior da Prefeitura. O prefeito Rafael Greca determinou a retomada com investimento próprio do município no valor de R$ 5,2 milhões.

Vida nova

A família do técnico em refrigeração Renato Domingues, 30 anos, e Luana Marques, 22, fez a vistoria em sua futura casa. Para ela, que é mãe de três filhos, esta conquista representa tranquilidade. “Não vamos mais sofrer com enchentes e nem ficar de favor em casa de parentes. Estou muito feliz pela tranquilidade que é ter casa própria”, afirma.

Eles contam que já foram vítimas de diversas enchentes, a pior delas no ano passado. “Perdemos tudo, todos os móveis, roupas e eletrodomésticos. Conseguimos nos reerguer com doações da igreja, de amigos e o apoio da família. Agora com a casa nova, estamos fora de perigo”, diz ele.

A auxiliar administrativa Eliane do Rocio Shogur, 57 anos, mora há uma década nas margens do Rio Atuba. A casa nova significa uma nova etapa na vida. “É muita alegria poder recomeçar. A região é muito bonita, com a vizinhança boa, ruas asfaltadas e tranquilas. Além disso tudo, também é mais perto do meu trabalho”, ressalta.