Muitas atividades e brincadeiras marcam as comemorações do Dia das Crianças em Curitiba, nesta quinta-feira (12/10), durante a tradicional festa promovida pela Prefeitura no Parque Barigui. Marcada para começar ao meio-dia, a festa foi antecipada por causa do grande número de famílias que chegou ao local logo pela manhã. O prefeito Rafael Greca esteve no parque, onde conversou e tirou fotos com as crianças e pais.  Até as 17 horas, mais de 10 mil pessoas devem participar da festa.

Segundo o prefeito, o Parque Barigui foi transformado em um imenso salão de lazer, com muitas atividades orientadas por professores e voluntários acadêmicos. Tem pula-pula, tem briquedos infláveis, tem discoteca. A ideia é que crianças de Curitiba tenham a sua inocência preservada, já que a inocência das crianças é um patrimônio da nação e uma riqueza de Curitiba. Aqui nós queremos que elas sejam piás e meninas com toda força do coração, disse Greca. 

Alegria

E alegria foi o que não faltou aos irmãos Jeferson Luidy dos Santos, 8 anos, e Anderson Luiz dos Santos, 6 anos. Quando chegaram ao parque eles correram para brincar na cama elástica, mas já planejavam passar por todos os brinquedos. Não tem um preferido, a gente gosta de todos, disse Jeferson.

Este é o terceiro ano que os irmãos participam da festa do Dia das Crianças no Parque Barigui. É um dia que eles marcam na folhinha de calendário, contou a mãe, Josiane Parreira dos Santos.

Acompanhado do pai, Adryan Henrique Gonçalves dos Santos, 11 anos, entrou na fila para jogar xadrez gigante. Eu sei jogar porque fiz um ano de xadrez na escola, contou. Adryan e o pai, Jason Alves dos Santos, moravam em Almirante Tamandaré e por estarem há um ano em Curitiba, nunca tinham participado na festa no Barigui. Para Jason, é uma oportunidade para as crianças e para as famílias, que podem se divertir sem pagar nada.

Davi dos Santos, 4 anos, foi ao parque com os pais e a irmã. De bicicleta ele pedalou pela ciclovia, mas não deixou de brincar na cama elástica, no escorregador, no cavalinho e no parque de legos. Mas eu vi também o pato que bica, contou, ao se referir aos gansos que vivem no parque.   

Atividades

A festa do Dia das Crianças no Parque Barigui conta com uma grande variedade de brinquedos, incluindo 28 infláveis, como tobogã, chute a gol, basquetebol. As famílias podem se divertir também com jogos gigantes, camas elásticas, oficina de brinquedos recicláveis, bolha de sabão gigante, área de mini ciclismo, slack line e atividades esportivas, como futebol, vôlei, basquete, golfe e tênis. Há ainda gangorrinhas, camarim de pintura de rosto, blocos para montar, brinquedos cantados, circuito de skate e uma discoteca com atividades de inclusão.