Diversos empresários do setor de farmácias de manipulação, em todo o Brasil, vêm sendo surpreendidos com o bloqueio e banimento de seus números no WhatsApp. Diante desses bloqueios, a Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) entrou na justiça representando as farmácias de manipulação associadas.

A associação recebeu os primeiros relatos de farmácias que tiveram seus números bloqueados em 3 de outubro e, alguns dias depois, já eram centenas de casos, Estima-se que este número chegue à 100 farmácias apenas no Estado de São Paulo e 35 no Paraná.

De acordo com o diretor executivo da Anfarmag, Marco Fiaschetti, essas ações estão impactando negativamente todo um setor. “As farmácias realizam um trabalho fundamental para a saúde da população, dentro das normas da Anvisa e das demais autoridades, que reconhecem a importância do atendimento remoto no acesso dos pacientes a esse serviço. Com os bloqueios, inúmeros pacientes estão tendo dificuldades para pedir orçamentos e verificar a disponibilidade nas farmácias”, afirma.

Além dos impactos financeiros, as farmácias de manipulação alegam falta de transparência da companhia americana ao executar a recente decisão. “O WhatsApp pertence ao megagrupo Facebook, que detém os mais populares programas de comunicação mundiais. Por agirem de forma tão irresponsável, devemos levantar uma reflexão: até que ponto esse monopólio impacta negativamente os cidadãos. Apenas no nosso caso, são milhares de consumidores que não estão conseguindo ter o mesmo acesso de antes às farmácias de manipulação, que preparam medicamentos e produtos farmacêuticos personalizados para a saúde e, muitas vezes, de urgência”, conclui Fiaschetti.

Tatuadores
Outro segmento que sofre com os tais bloqueios é o de tatuagem. Desde o começo do mês centenas deles em todo o País denunciam que foram atingidos por esta medida. Segundo um deles, o WhatsApp estaria banindo as contas alegando uma violação aos termos de serviço, mas não informa qual seria esta violação e muito menos emite aviso sobre a medida.

Pelas regras do WhatsApp, uma conta pode ser bloqueada se um usuário enviar “muitas mensagens” para pessoas que não têm o número do remetente guardado em sua lista; se “muitos usuários” tiverem bloqueado um mesmo remetente em um “curto intervalo”; se alguém criar “muitos grupos” que incluam usuários que não têm o número do perfil criador na sua lista; o envio de uma mesma mensagem a “muitas pessoas”; e por último, se a própria companhia “suspeitar” que o usuário violou seus Termos de Serviço.