Trabalhadores que têm direito a receber seguro-desemprego estão sendo atendidos nesta quarta-feira (1/5) nos dez postos municipais do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em um mutirão realizado pela Fundação de Ação Social – FAS Trabalho.  A ação abre a programação que comemora o Dia do Trabalho na cidade e segue até o próximo dia 8, com várias atividades. Oitocentas pessoas deverão ser atendidas no mutirão, das 8h até as 17h. 

Desempregado há dez dias, Tiago Felipe Costa foi atendido pela manhã no Sine Matriz, no Centro. Ele agendou o atendimento na sexta-feira e considerou tudo fácil e rápido. “Achei mais prático vir hoje, que é feriado e a cidade está mais tranquila”, disse. Tiago trabalhava como vendedor em uma loja de calçados no Centro, mas agora pretende fazer cursos para trabalhar na área de mecânica industrial.

Odenir Braz de Sousa também foi cedo ao Sine Matriz para tirar dúvidas. “Vim ver se estou com todos os documentos certos para depois agendar o atendimento e pedir meu seguro-desemprego”, contou o mestre de obras, que trabalhava em uma construtora e está há dois meses à procura de um novo emprego.

O presidente da FAS, Thiago Ferro, acompanhou o trabalho em alguns postos onde conversou com servidores e trabalhadores. “O agendamento qualifica o atendimento ao trabalhador, que vem ao posto já com o horário determinado e não precisa perder tempo em filas”, disse.

Ferro destacou ainda a importância do seguro-desemprego para a subsistência do trabalhador que durante alguns meses tem dinheiro garantido para a compra de alimentos e para o transporte, até que consiga se colocar novamente no mercado de trabalho.

Nos postos do Sine os cidadãos também podem pedir a carteira de trabalho e buscar uma nova vaga de emprego.

Programação

Para comemorar o Dia do Trabalho, a FAS também irá oferecer neste mês 1.340 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes e comportamentais. Os interessados poderão fazer cursos de Porteiro, Inspetor de Qualidade, Logística, Costura, Auxiliar Almoxarifado, Informática Básica, Aplicativos (Word e Excel) e Auxiliar Administrativo. Na área comportamental haverá cursos de Oratória, Comunicação Eficaz, Atitude Profissional, Autoconhecimento, Conceitos de Logística, Finanças Pessoais.

As inscrições para os cursos profissionalizantes devem ser feitas pelo Portal Aprendere (aprendere.curitiba.pr.gov.br) ou pessoalmente nos Liceus de Ofícios. Para os cursos comportamentais, as inscrições devem ser pelo site do CIEE/PR (cieepr.org.br).

Programação de maio para o trabalhador:

2 de maio – I Encontro de Alunos e Parceiros do Programa de Formação para o Primeiro Emprego (PPE)
Primeira Igreja Batista
Horário: 14h
Endereço: Rua Bento Viana, 1200, Batel

3 de maio – Workshop Retorno ao Mercado de Trabalho, com ABRH

Central de Captação de Vagas do Sine Matriz
Horário: 8h às 17h
Endereço: Rua Monsenhor Celso, 35, Centro

Inscrições pelo site da ABRH (abrh-pr.org.br) ou pelo link https://www.sympla.com.br/workshop-retorno-ao-mercado-de-trabalho—projeto-superacao__510432

3 de maio – Mutirão da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, promovido pela Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Horário: 9h às 17h
Endereço: Rua Schiller, 159, Cristo Rei

8 de maio – Palestra Como ter sucesso em processos seletivos, com CIEE/PR e apresentação dos programas Liceu de Ofícios e Mobiliza

Memorial de Curitiba (Teatro Londrina)
Horário: 13h às 17h
Endereço: Rua Dr. Claudino dos Santos, 79, São Francisco
Inscrições pelo Portal Aprendere (aprendere.curitiba.pr.gov.br) ou pelo link http://aprendere.curitiba.pr.gov.br/cursos/detalhes/13089