A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), fez uma pesquisa com 103 associados e concluiu que durante o processo de reabertura do comércio a circulação de pessoas nos estabelecimentos caiu cerca de 60% e o faturamento foi reduzido a até 70% nesta primeira abordagem aos comerciantes associados.

“A queda do movimento já era esperada por conta do receio natural de sair com a recomendação da população ficar em casa e também com a queda de renda e desemprego que são consequências da crise causada pelo novo coronavírus”, disse Nabil Sahyoun, presidente da Alshop.

Atualmente pouco mais de 230 dos 577 shoppings do País já retomaram suas atividades. Em Curitiba, os shoppings reabriram a partir do dia 25 de maio.

A entidade está numa luta para convencer as autoridadaes e clientes que os shoppings são ambientes seguros. “No transporte público a aglomeração é latente e não há nenhum protocolo rígido de higienização bem como o comércio nos bairros sem fiscalização e sem medidas sanitárias de proteção. É preciso olhar de forma ampla para a questão”, comenta Sahyoun, defendendo o seu setor.