O varejo do Paraná retomou o crescimento no início do segundo semestre. A Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) registrou crescimento expressivo em todos as bases comparativas.

Em relação a julho a alta foi de 7,43%, devido às vendas adicionais do Dia dos Pais. Dentre os 12 setores pesquisados, apenas os ramos de móveis, decorações e utilidades domésticas e farmácias apresentaram reduções.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior houve crescimento de 10,22%, com destaque para os setores de concessionárias de veículos, autopeças e materiais de construção. Já considerando o acumulado do ano, o faturamento do comércio paranaense aumentou 6,11%, principalmente pelas vendas das concessionárias de veículos devido ao aumento da procura por carros de luxo em Curitiba e Região Metropolitana e também às vendas de maquinários agrícolas na Região Oeste.

O bom desempenho já era esperado em função da redução do desemprego no Estado e melhora na intenção de consumo das famílias (ICF) mensurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que registrou um bom momento para compra de bens duráveis. Essa tendência de consumo foi confirmada na Pesquisa Conjuntural da Fecomércio PR, na qual observa-se que os ramos do varejo que apresentaram melhores resultados no acumulado do ano foram justamente os de maior valor agregado.