Divulgação/LEC/Gustavo Oliveira – Londrina

O Londrina enviou nesta quinta-feira (dia 16) à Federação Paranaense de Futebol, e aos sete demais clubes que ainda participam do Campeonato Paranaense, uma carta com proposta para sequência e conclusão da competição. O Paranense foi suspenso em 16 de março, devido à pandemia do Coronavírus.

A proposta do Londrina prevê a realização da fase final do campeonato em Curitiba, com portões fechados. “Alternativa que estaria de acordo com as ações baseadas em notas técnicas da autoridade sanitária estadual”, afirma a carta, assinada pelo presidente do clube do Interior, Felipe Prochet.

Faltam seis rodadas para o término da competição: duas pelas quartas de final, duas pelas semifinais e as duas partidas da final.

TRANSMISSÃO PELA TV
“A proposta para o término do Estadual também prevê uma valorização do próprio Campeonato Paranaense perante o público, uma vez que sugere a transmissão da fase final também por meio de canais não comerciais de abrangência nacional, como a TV Educativa do Paraná”, destaca o Londrina, na carta.

O documento lembra que os clubes ainda têm contrato com a Dazn, para transmissão dos jogos por streaming. Cada equipe vai receber R$ 400 mil da empresa pelo total da competição.

LOCALIZAÇÃO
Dos oito envolvidos nas fases finais do Paranaense, três são de Curitiba (Athletico, Coritiba e Paraná), um de Ponta Grossa (o Operário) e um de Paranaguá (Rio Branco). Ponta Grossa e Paranaguá ficam a 100 km da capital paranaense. Os outros três são o Londrina (400 km de Curitiba), o FC Cascavel (500 km) e o Cianorte (500 km).

A CARTA
A carta do Londrina, na íntegra:

‘Ilustríssimo Senhor Presidente Hélio Cury

Considerando a interrupção das atividades por conta do COVID19 , o Londrina Esporte Clube por meio deste apresenta uma sugestão para o término do Campeonato Paranaense 2020;

Considerando que possuímos a definição dos oito classificados para a segunda fase e os rebaixados à Segunda Divisão em 2021;

Considerando que a maioria das Entidades de Práticas Desportivas classificadas estão localizadas três em Curitiba, uma na cidade de Ponta Grossa e outra em Paranaguá;

Considerando que temos um contrato com a empresa de transmissão por streaming DAZN;

Considerando que as emissoras de televisão aberta e fechada estão sem programação esportiva, e como forma de auxiliar as recomendações de ficar em casa, o compartilhamento promocional gratuito das transmissões com canais não comerciais como a TV Educativa do Paraná, que possui uma rede própria e transmissão por satélite em rede nacional, podendo ser o grande atrativo para as Finais do Campeonato Paranaense 2020.

Levando em consideração esses apontamentos o Londrina Esporte Clube propõe:

– A realização da fase final do Campeonato Paranaense 2020 em uma única sede, com os jogos em portões fechados e com estrutura mínima de logística e de representação de equipes envolvidas, com um Protocolo de Ação baseado em Notas Técnicas da autoridade sanitária estadual.

– Sugestão de realização em Curitiba nós estádios do Coritiba, Atlhetico Paranaense, Paraná e de maneira extraordinária no Janguito Malucelli.
– As equipes do interior Londrina, Cianorte e Cascavel estariam sediadas durante o período na região, pois os jogos seriam em até 66 horas entre eles e horários diversos, pois os estádios possuem iluminação adequada para prática noturna.

Sem mais para o momento,

Abraço
Felipe Prochet
Presidente Londrina Esporte Clube’