Um ‘time de feras’ marca presença na Feira do Empreendedor 2013 – Paraná, de 21 a 24 de março, no ExpoUnimed em Curitiba. O maior evento de empreendedorismo do Paraná é ideal para quem quer abrir uma empresa, se formalizar e ampliar seus negócios. 

O empresário do varejo Mario Gazin fala no dia 21; o apresentador Serginho Groisman, no dia 22; o economista Ricardo Amorim, no dia 23; e o especialista em interatividade, Walter Longo, encerra a programação, no dia 24. 
Todas as palestras-magna acontecem às 19h30, no Teatro Positivo – Grande Auditório, e têm capacidade para 2,4 mil pessoas ao dia. Para participar, os interessados devem chegar com antecedência e doar um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo novo, o correspondente ao valor do ingresso. 

Empresário brasileiro e caso de sucesso, Mario Gazin fará a primeira palestra-magna da Feira do Empreendedor, no dia 21 de março. Presidente do Grupo Gazin, uma das maiores redes de varejo no País, o empresário atua como palestrante em eventos internos da Gazin para a capacitação e formação profissional das equipes, clientes e fornecedores. 

Mario Gazin também ministra palestras voluntariamente em universidades, empresas, associações comerciais, em diversos estados brasileiros, com o objetivo de gerar conhecimento com o aprendizado e a experiência da história da Gazin, em empreendedorismo e gestão de pessoas. 

O apresentador Serginho Groisman conhece como ninguém os jovens e seu perfil empreendedor. No dia 22 de março, o âncora do Programa Altas Horas, fará a palestra-magna focada no comportamento jovem e empreendedorismo. 

Formado em Jornalismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em 1977, Serginho Groisman foi diretor e professor do curso de rádio e tevê. Também foi repórter dos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de São Paulo e do programa Fantástico, além de produtor e diretor da Rádio Cultura. 

Serginho Groisman estreou como apresentador de tevê em 1988, com o programa TV Mix, na TV Gazeta de São Paulo. Apresentou o programa Matéria Prima na Rádio Cultura, que depois teve sua versão televisiva durante um ano na TV Cultura. No dia 23, o economista Ricardo Amorim ministra a terceira palestra-magna do evento. Formado pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em Finanças Internacionais pela ESSEC de Paris, com mais de 20 anos de presença destacada no mercado financeiro global, com passagens por Europa, Estados Unidos e Brasil, Amorim foi considerado o economista mais influente do Brasil e um dos dez mais influentes do mundo, de acordo com o site americano Klout.com, e recentemente foi indicado ao Prêmio ADVFN de Maior Guru do Mercado Financeiro Brasileiro. 

Em sua trajetória, foi um dos poucos a antecipar crise elétrica brasileira de 2001, a ascensão das economias emergentes desde a virada do milênio, a crise imobiliária americana de 2008, o posterior descolamento das economias emergentes da crise financeira global e a atual crise europeia e suas consequências. O economista retornou ao País em 2008, após oito anos em Wall Street. Desde então, dirige a Ricam Consultoria, prestando assessoria econômico-financeira, de investimentos e de estratégia para clientes em todo o mundo. Ricardo Amorim também é colunista da Revista IstoÉ e um dos apresentadores do programa “Manhattan Connection” da GloboNews.

Na Feira do Empreendedor, o especialista falará sobre cenários da economia brasileira e as oportunidades para micro e pequenas. 

Walter Longo, que ficou popularmente conhecido por atuar como conselheiro de Roberto Justos no reality-show de negócios O Aprendiz, encerra o ciclo de palestras-magna no dia 24. Especialista em comunicação e interatividade, Longo é administrador de empresas com MBA na Universidade da Califórnia. Atualmente, é mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm – holding de comunicação do Grupo WPP que inclui as agências Young&Rubicam, Wunderman, New Energy, entre outras. 

Já ocupou cargos de diretor regional para a América Latina do Grupo Young&Rubicam e presidente, no Brasil, da Wunderman Worldwide, TVA, MTV e do Grupo Newcomm Bates. Foi também sócio-fundador da primeira agência de Advertainment da América Latina, a Synapsys Marketing e Mídia. Eleito quatro vezes o melhor profissional do Ano do Prêmio Caboré nas categorias de Planejamento e Atendimento, e Profissional de Veículo de Comunicação, Walter Longo é membro de vários conselhos de empresas de telecomunicações, sócio de diversas empresas de mídia digital, articulista de diversas publicações, além de autor dos livros “Tudo que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência de explicar”, da Editora Atlas, e “O Marketing na Era do Nexo”, pela Editora BestSeller. 

Feira do Empreendedor – Toda a programação da Feira do Empreendedor foi segmentada para quem quer abrir uma empresa e para quem já tem um negócio próprio e tem como pano de fundo o tema sustentabilidade e sua importância nos negócios.

A edição de 2013 do evento, em Curitiba, prevê espaço com expositores de oportunidades de negócios, selecionados via edital público; aplicativos e games empresariais; e loja-modelo com o que há de mais moderno em varejo.

O Sebrae/PR ainda prepara uma área exclusiva para atendimentos; e aproximadamente 180 palestras sobre temas como gestão de negócios, tendências de mercado, inovação e comportamento empreendedor. Salas com programação especial para jovens, empreendedores de startups e temas relacionados à economia criativa também serão destaques. 

“Bons negócios passam por aqui!” é o slogan oficial da Feira do Empreendedor, que acontece de 21 a 24 de março, no ExpoUnimed, que fica na Universidade Positivo, na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, nº 5.300, no Campo Comprido. Mais informações estão disponíveis no site www.feiradoempreendedorpr.com.br.