Carlos Poly/PMA – Imagem da feira de 2017

A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG), prepara a 29ª Feira do Peixe-Vivo, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de abril, no Parque Cachoeira. Até a semana passada acontecia o período de cadastro de empresas interessadas em participar da venda de produtos gastronômicos durante a Feira. Durante a feira, o consumidor tem a oportunidade de adquirir peixe fresco direto do produtor. A feira funciona das 8 às 21 horas.
Em Araucária, a Prefeitura oferece apoio ao piscicultor, colocando à disposição tanto o apoio técnico, quanto máquinas e equipamentos visando o incremento da produção de peixes. Para grande parte dos piscicultores, a criação de peixes, além de fonte de alimentação de sua própria família, é um importante complemento da receita gerada na sua propriedade.
As feiras do peixe-vivo de Araucária tradicionalmente comercializam entre 17 e 20 toneladas de pescados, entre carpas, tilápias e bagres.
Outros
Além de Arucária, outros municpios também realizam a feira do peix-vivo, como São José dos Pinhais, Piraquara, Campina Grande do Suol, entre outros. A produção de peixes na região metropolitana vem ganhando força e incentivo das prefeituras. À exemplo de Araucária, outros municípios estimulam a produção, como Colombo, que em dezembro do ano passado realizou a distribuição de alevinos entre produtores locais. Foram mais de 46 mil peixes para 27 produtores do municípios, e neste início de ano fez a entrega de mais 38,6 mil alevinos a 21 produtores, dentro do Projeto Vida na Água. Entre as espécies que foram entregues estão o lambari, carpas, tilápia, bagre africano, jundiá, cat fish, pacu, piauçu, pintado, dourado e curimba.
Em São José dos Pinhais, foram entregues no fim do ano passado 50 mil alevinos aos produtores.