A Feira Internacional da Música do Sul – FIMS começou a segunda edição com números surpreendentes assim como em 2016. Neste ano, de todo o território nacional foram inscritos mais de 230 artistas, grupos e bandas. Apenas da região sul foram 152 inscritos, sendo 69 de Curitiba e região metropolitana. Entre as novidades da 2ª edição da FIMS, em 2018 a feira inovou e abriu o edital dos showcases para toda a América Latina, e totalizou mais 30 inscrições.

 

Foram 270 inscritos nos showcases e a decisão de quantidade de showcases foi proporcional ao número de inscritos. Com isso, Curitiba ficou com quatro showcases distribuídos na programação e todos os dias uma banda da cidade receberá um tema como ´hostess`”, revela o idealizador da FIMS, o músico, compositor e produtor, Téo Ruiz.

 

Segundo Téo, os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina permanecem com três showcases para cada. O interior do Paraná com dois e o restante do país, com mais três. A América Latina, estreante na FIMS abarca um showcase.

 

“Este ano a abertura para banda nacionais e para os países vizinhos foi pensando na proximidade cultural que estes estados tem também com países como Argentina, Uruguai e Chile. A seleção foi feita por um Conselho Consultivo da FIMS formado por profissionais do mercado e colaboradores externos”, explica Téo Ruiz.

 

Qualidade artística, originalidade, trajetória, comprometimento com a carreira entre outras prerrogativas nortearam a escolha dos selecionados na FIMS 2018. Nesta edição participaram da seleção dos inscritos, o criador e diretor do Festival Rec-Beat, Antonio Gutierrez, a curadora do MIS Museu da Imagem e do Som de São Paulo, a argentina, Natalia Mallo, São Paulo e o diretor artístico do Festival Sunfest de Ontário no Canadá, o guatemalteco, Alfredo Caxaj.

 

O resultado da FIMS 2018 contempla a diversidade das distintas realidades sonoras da cena musical de todo o Brasil e América Latina. Além disso figuram expoentes do novíssimo cenário da música e também veteranos como abanda de punk rock brasileiro,  Replicantes de Porto Alegre.

 

Além dos showcases o grande diferencial desse ano é um circuito off organizado pela FIMS que contempla exclusivamente bandas que se inscreveram no edital e foram bem cotadas e se apresentam em espaços culturais vinculados a Feira. Confira abaixo a lista dos selecionados e suplentes por região.

 

 

CURITIBA

 

SELECIONADOS

Tuyo

Bernardo Bravo

Iria Braga

Central Sistema de Som

 

SUPLENTES

Cora

Trombone de Frutas

Luana Godin

 

PARANÁ

 

SELECIONADOS

Duo Clavis (Londrina)

Catamarã (Londrina)

 

SUPLENTES

Kingargoolas (Guarapuava)

Diego Salvetti (Maringá)

 

RIO GRANDE SO SUL

 

SELECIONADOS

Os Replicantes (Porto Alegre)

Cuscobayo (Caxias do Sul)

ANAADI (Porto Alegre)

 

SUPLENTES

Marmota (Porto Alegre)

Trabalhos Espaciais Manuais (Porto Alegre)

 

SANTA CATARINA

 

SELECIONADOS

Brass Groove Brasil (Florianópolis)

John Mueller (Blumenau)

Mara Sarva Truta (Florianópolis)

 

SUPLENTES

Mareike Valentin (Blumenau)

Luciano bilu (Florianópolis)

 

NACIONAL / BRASIL

 

SELECIONADOS

Livia nestrovski & Fred Ferreira (Rio de Janeiro)

Rhaissa Bittar (São Paulo)

Aiace (Salvador)

 

SUPLENTES

2de1 (São Paulo)

Duo finlandia (São Paulo)

Tagore (Recife)

 

AMÉRICA LATINA

 

SELECIONADOS

Soema Montenegro (Argentina)

 

SUPLENTES

Jayu (Chile)

Resostenido (Chile)

Tomas Real (Chile)

 

SERVIÇO | Feira Internacional da Música do Sul – FIMS

Quando: 20 a 23 de junho

Onde: Portão Cultural

Endereço: Av. Rep. Argentina, 3.432 – Portão

Ingressos: http://bit.ly/fims2018