Franklin de Freitas – Revisu00e3o antes evita dor de cabeu00e7a durante o feriado

Feriados prologados da Independência e da Padroeira de Curitiba. Três dias seguidos de folga e muitas pessoas devem aproveitar para pegar a estrada, em busca de descanso e lazer. Mas, antes é sempre preciso se antecipar e tomar os devidos cuidados com o carro. Uma revisão simples antes de pegar a estrada é recomendada pelos mecânicos. 
De acordo com o gerente da Mega Concept Centro Automotivo, Marquesson Deola, a revisão de alguns itens de segurança e funcionamento do carro é rápida. “São serviços simples, uma breve parada para verificação, no sentido mais de prevenção, além de oferecer mais segurança na viagem, pode gerar muita economia, pois um problema identificado antes que se torne mais grave, pode ser solucionado com uma medida simples e mais econômica”, revela.
Um dos itens que merecem atenção neste pit stop antes do feriadão, são os pneus. “Inicialmente, indicamos que seja feita uma revisão dos pneus, para verificar as condições de uso, se eles ainda estão bons para aguentar os quilômetros da viagem, verificar também se há algum desgaste a mais em alguma região do pneu, verificar o rodízio, o alinhamento das rodas, as condições da suspensão do carro, pra garantir ainda mais conforto na viagem”, afirma o gerente da Mega Concept.
Outro ponto a ser analisado nessa revisão são os freios e os fluidos do carro. “Vale a pena conferir como estão o líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, pastilhas de freio, direção hidráulica e embreagem, além do nível do combustível do reservatório de partida a frio em carros flex. Também é importante verificar a troca de filtros e fluidos”, explica Marquesson.
Tempo
Também é importante dar uma olhada na previsão do tempo para os dias de folga, para saber das condições de pista. Até ontem, a previsão no portal do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) era de céu encoberto na quinta e na sexta-feira, mas de sol no sábado e domingo na região de Curitiba.

O que verificar antes de cair na estrada

Um dos itens que merecem atenção neste pit stop antes do feriadão, são os pneus. A indicação é que seja feita uma revisão dos pneus, para verificar as condições de uso, se eles ainda estão bons para aguentar os quilômetros da viagem.
Verifique também se há algum desgaste a mais em alguma região do pneu, verificar o rodízio, o alinhamento das rodas, as condições da suspensão do carro,
Outro ponto a ser analisado nessa revisão são os freios e os fluidos do carro. Vale a pena conferir como estão o líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, pastilhas de freio, direção hidráulica e embreagem
Muita gente se esquece, mas é bom verificar o nível do combustível do reservatório de partida a frio em carros flex. Pode parecer bobagem, mas muitos se esquecem de verificar o nível e acabam na mão
Também é importante verificar a troca de filtros e fluidos

Calendário ainda tem outras folgas no ano
O feriado prolongado de Sete de Setembro e da Padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, não foi o último do ano. A próxima data com folga no calendário vem no mês que vem. Em outubro tem o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil que também é o Dia da Criança, e que cai numa sexta-feira. Em novembro são dois feriados no calendário: o dia 2 é Finados, uma sexta-feira, e o dia da Proclamação da República, no dia 15, uma quinta-feira. Depois dessas datas, já é praticamente o calendário de final de ano, com as férias escolares e movimento no comércio por causa do natal, que neste ano cai numa terça-feira.  Já o ano de 2019 vai ter menos folga. Os feriados que coincidem com dias da semana serão apenas seis. OSete de Setembro, por exemplo, cai num sábado, assim como o 12 de outubro e o dia da Finados. O Natal de 2019 será numa quarta-feira.
Fonte: Mega Concept Centro Automotivo