O ex-prefeito de São Paulo e candidato a vice-presidente pelo PT, Fernando Haddad, visita o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (10), na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. Lula é o candidato à Presidência da chapa. Como está preso e teve a candidatura à presidência da Repúplica pelo PT indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele deverá ser substituído até esta terça-feira (11). Lula, condenado em segunda instância, é Ficha Suja e, portanto, inelegível.

A defesa do petista quer que o STF suspenda o prazo de substituição até que o processo que envolve Lula seja apreciado pelo plenário ou pela Segunda Turma. A data-limite para a substituição de candidatos é 17 de setembro neste ano, por lei, prazo que a defesa também pede que seja respeitado.

“O pedido (a súplica) é que Vossa Excelência apenas resguarde o direito de substituir pós-decisão colegiada – na turma ou no plenário. Na data que for possível a decisão colegiada – em sessão ordinária ou extraordinária”, pedem os advogados. A direção do PT marcou uma reunião nesta terça-feira, 11, em Curitiba, o que levantou a possibilidade do anúncio da substituição de Lula por Haddad. O partido também planeja atos na capital.