Henry Milleo

O Centro Histórico de curitiba é palco de celebrações religiosas, artísticas e culturais desde a quinta (15/11) quando começou a Festa do Rosário. As festividades contam com feira de artesanato, palco com apresentações artísticas locais e ainda a tradicional lavação das escadarias da antiga Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito, nesta manhã de domingo (18).

Eram esperadas mais de 1.000 pessoas nos quatro dias de evento. No Palco Culturas Populares, no Largo da Ordem, de quinta-feira a sábado, vários artistas se apresentaram ao público. De acordo com o assessor da Prefeitura para Promoção da Igualdade Racial, Adegmar Silva (Candieiro), a comunidade afro-curitibana celebra as raízes com a festividade, que está na nona edição, cada ano tem uma programação mais diversificada e aumento do número de participantes. Também vai contar com a Feira Afro de artesanato e culinária, durante os quatro dias, no Memorial de Curitiba.

O ponto alto da festa foi a lavação das escadarias da Igreja do Rosário. Após a tradicional lavação das escadas com flores e perfumes, que teve início às 9h30, o cortejo foi realizado com os Batuqueiros, saindo da Fonte da Memória (Praça Garibaldi) até o marco do Pelourinho, passando pelas gameleiras sagradas da Praça Tiradentes.

A festa curitibana se inspirou na lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim, em Salvador, mas depois se tornou uma referência para as comemorações em outras cidades.

“Esta é uma festa plural, de resgaste, de consciência. É uma festa de todas as religiões, de todas as gentes, em prol da igualdade. Queremos levar o axé do povo negro para toda a cidade com uma programação que valoriza a cultura, expressividade artística e religiosa dos afro-curitibanos”, diz Candiero.

Durante a festa, haverá arrecadação de alimentos para serem distribuídos às famílias das crianças participantes do projeto Passos da Criança, da Vila Torres.