A criançada tem mais uma boa opção cultural no calendário curitibano neste segundo semestre. Após as férias de julho, a primeira edição do Brinque – Festival de Teatro Infantil dá continuidade e retorna neste mês aos palcos com a peça Que história é essa?, com texto de Enéas Lour e Fátima Ortiz, que assina ainda a direção do espetáculo da companhia Pé No Palco. Com realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e da Montenegro Produções Cultural e com o apoio do Hospital Pequeno Príncipe, a montagem ficará em cartaz nos próximos dias 10 e 11 de agosto, no Teatro Bom Jesus (R: 24 de maio, 135), às 16 horas.

O espetáculo conta a história de um reino de Faz de Conta, um Rei, uma Rainha e um enigma para ser decifrado por quem deseja conquistar o coração da princesa e tornar-se o novo rei: Como se conta a história de tudo e se abre as janelas do mundo?.Uma fábula que aborda a arte, a sensibilidade e a importância de incentivar o imaginário para contar uma história.

Com a proposta de contribuir para a formação de jovens plateias e incentivar o desenvolvimento da sensibilidade e criatividade por meio do contato com a linguagem artístico-musical, o Brinque pretende voltar às atenções para o teatro infantil, gerando novas oportunidades, além de democratizar o acesso à cultura para as crianças. Os espetáculos selecionados para compor a programação trazem temas atuais e pertinentes à família contemporânea de forma responsável e divertida, utilizando estéticas e dramaturgias mais apuradas e inovadoras. O festival propõe ao público uma aproximação com esta linguagem, onde se possa mostrar e refletir sobre a importância da arte de fazer e frequentar o teatro direcionado à criança. O Brinque nasceu com a ideia de renovar e fortalecer a formação de plateia deste segmento, comenta Carolina Montenegro, idealizadora do festival.

A mostra também incentiva a integração social, uma vez que todos os espetáculos trarão montagens exclusivas para espaços parceiros do Hospital Pequeno Príncipe.

Sobre a Cia Pé No Palco: A história da escola Pé no Palco começa em 1995. Em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, Fátima Ortiz inicia as atividades da primeira turma dos Cursos Livres de Teatro, as aulas aconteciam no Teatro Novelas Curitibanas. O crescimento das atividades inspira a formação de novos professores e também de uma Companhia estável de Teatro. Em 2001, foi constituída a pessoa jurídica Pé no Palco Atividades Artísticas e o Círculo de Encenação e Pesquisa, Companhia estável de Teatro com a direção e coordenação de Fátima Ortiz.

Confira as próximas peças do Brinque:

– 14 e 15 de setembro – Sonho de Uma Noite de Verão. Direção: Letícia Guimarães e Fabiana Ferreira – Cia do Abração

– 05 e 06 de outubro – SobreVoar. Direção: Letícia Guimarães e Fabiana Ferreira – Cia do Abração

– 09 e 10 de novembro – Um Mundo Debaixo do Meu Chapéu. Direção: Letícia Guimarães e Fabiana Ferreira – Cia do Abração
– 14 e 15 de dezembro – Caminho dos girassóis. Direção: Fátima Ortiz – Pé No Palco

Serviço:

Local: Teatro Bom Jesus

Endereço: Rua 24 de maio, 135

Data e horário: Dias 10 e 11 de agosto de 2013 (Sábado e Domingo), às 16h

Preço: A partir de R$ 15,00