Encerra no próximo domingo, a 28ª edição do Festival de Curitiba. No total, mais de 400 atrações levaram um público estimado de 200 mil pessoas para 80 espaços da cidade, sendo parte oferecida para a população de forma gratuita. O evento é um dos que mais movimentam a economia da capital, atraindo turistas e profissionais de diferentes lugares do país. Só nesta edição, mais de 2.500 artistas trabalharam nos 13 dias, o que gerou mais de 700 postos de trabalhos diretos e 1000 indiretos. Para que tudo isso fosse idealizado, dezenas de empresas viabializaram e confirmam o retorno deste tipo de incentivo para a arte e para o Festival de Curitiba. Confira depoimentos para a People S/A de executivos das empresas parceiras:


“Para nós do Banco RCI do Brasil é muito importante estar compartilhando esse evento e o apoio à cultura. Aproveitamos para unir isso ao lançamento do nosso CDB para Pessoa Física. Estamos muito feliz de poder lançar isso no mesmo momento”, Andrea Arrossi, diretora administrativo financeira do Banco RCI Brasil.


“Todos ganham com a cultura. Ganha o público, que tem disponibilidade e produtos culturais que são ofertados à população e se pressupõem que tenham abertura e sejam apresentados de uma forma não elitista. Ganha os artistas e as companhias envolvidas nisso, pois contam com uma fonte de financiamento do Estado. Ganham as empresas que apoiam isso, pois você tem uma marca vinculada a assuntos que agregam. E por mais que possa parecer um paradoxo, mesmo abrindo mão de receita, ganha também o Estado, porque ele estimula um setor econômico que tem um impacto em outros setores, basta ver a quantidade de bares, hotéis, restaurantes e transportes movimentados na cidade. É um círculo virtuoso em nossa opinião”. Daniel Pimentel Slaviero – presidente da Copel.


“Para nós a importância de estar junto com o Festival de Curitiba é enorme! Particularmente neste ano, marcando a mudança da nossa marca patrocinando o Festival. Existe uma coincidência muito grande e muito feliz que a seguradora Junto Seguros e o Festival de Curitiba começaram no mesmo ano, em 1992. E de uma forma pequena, ainda no Sul do país, cresceram e tomaram uma proporção nacional. Hoje, poder distribuir para todos os colaboradores um par de ingressos e ver o quanto eles estão envolvidos nisso é uma grande alegria”, diretor de marketing da Junto Seguros, Ricardo Trunci.


“Uninter e festival é uma parceria que está dando certo há dois anos. Até porque acreditamos que educação e cultura irá ajudar a promover a melhorar um país. Faz todo o sentido estarmos juntos. Da mesma forma que o festival democratiza o acesso à cultura, a Uninter democratiza o acesso à educação. A gente está junto ao Festival levando peças gratuitas para a rua, de forma a democratizar esse acesso à cultura. É uma alegria e uma satisfação estar perto do Festival e ao lado de grandes marcas”, Igor Pacheco, gerente de marketing do Centro Universitário Internacional Uninter.


Confira a opinião de todos os apoiadores do Festival de Curitiba no Blog People S/A, no portal do Bem Paraná