Franklin de Freitas – “Jovens participaram da montagem e da soltura de pipas na Vila Oficinas: brincadeira de fu00e9rias”

O Festival de Férias de Inverno da Prefeitura de Curitiba, que este ano está na sua 23ª edição, já começou e vai até o próximo dia 27 de julho, sempre de segunda a sexta, das 14 às 17 horas, em diversos locais da cidade. As atrções são garantidas para as crianças, adolescentes e suas famílias. Entre elas, o resgate de brincadeiras mais antigas. Na Regional Boqueirão, por exemplo, ontem foi dia de oficina de e festival de pipas, na Vila Pantanal. 
O atrativo reuniu dezenas de jovens, que aprenderam a confeccionar o brinquedo e depois foram soltá-lo. Foram entre 150 e 200 pipas para as crianças montarem e soltarem, aproveitando o dia de sol. “Procuramos resgatar as brincadeiras antigas e trouxemos os Jogos do Piá para o Festival de Férias no Boqueirão” disse Ramiro Eugênio de Freitas, chefe do Núcleo Regional Boqueirão da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ). “Os Jogos do Piá surgiram da ideia do prefeito Rafael Greca de ocupar os espaços públicos com atividades para as famílias curitibanas, e está sendo maravilhoso ver adultos e crianças brincando juntos no Festival de Férias” completou.
Desde a segunda-feira, o Festival no Boqueirão oferece  atividades para todas as idades, para mais de 300 crianças, jovens e adultos no Centro de Esporte e Lazer Agostinho Legró, na rua Pastor Carlos Frank.Além das atividades dos Jogos do Piá, também teve as brincadeiras já tradicionais nas atividades de lazer promovidas pela SMELJ, como os jogos gigantes (xadrez, dama, trilha, ludo), cama elástica, blocos de montagem e pintura.
A cada dia, um dos locais do festival na Regional Boqueirão recebe uma modalidade diferente dos Jogos do Piá. As bolinhas de gude foram a atração principal do primeiro dia na praça Agostinho Legró. Com o empréstimo das bolinhas pela SMELJ, as crianças e adultos puderam reviver esta brincadeira que alegrou a infância dos nossos avós. Ontem foram ass pipas na Vila Oficinas e hoje tem jogos de bets na Praça Menonitas.
Na semana que vem o Festival de Férias continua na Regional Boqueirão, na Rua da Cidadania do Boqueirão (Futebol, Vôlei e Basquete), e Clínica de lutas na quinta-feira.