Bárbara Magalhães – Os amantes dos charutos se encontram em Cuba na semana que vem

Havana, que celebra seu 500º aniversário, está pronta para sediar o XXI Festival Habano, que começará na próxima segunda-feira, dia 18, com uma grande Noite de Boas Vindas e terminará na sexta-feira, dia 22, com o tradicional Jantar de Gala. Durante o Festival, as marcas Trinidad, que celebra o seu 50º aniversário, e San Cristóbal de La Habana, pelo seu 20º aniversário, terão um papel especial. O Hoyo de Monterrey irá apresentar o seu primeiro Gran Reserva Cosecha 2013 na sua emblemática Double Coronas Vitola.

Festival Del Habano 2
Durante cinco dias, os participantes do Festival terão um programa completo de atividades onde aprenderão sobre as origens, a elaboração e os mais diversos aspectos da cultura Habano. Será uma semana intensa com a participação de aficionados de mais de 60 países. O Festival mantém visitas às plantações de tabaco em Vuelta Abajo, na região de Pinar del Río, considerada a melhor terra do mundo para o cultivo de tabaco; e a visita às fábricas que produzem os principais lançamentos deste ano. Haverá também três noites cheias da melhor música ao vivo, com artistas internacionais de trajetória reconhecida, a melhor gastronomia de Cuba e a degustação de Habanos e bebidas de diferentes partes do mundo.

Festival Del Habano 3
O programa também terá palestras e palestras, lideradas por especialistas de renome no mundo dos Habanos, reunidos no Seminário Internacional, que será aberto na quarta-feira, dia 20. Além disso, a XXI edição do Festival del Habano organizado pela segunda vez, o concurso Habanos Mundial Challege, em que o conhecimento geral do Habano será medido em várias fases do processo, desde o cultivo e processamento para o seu prazer de uma série de desafios que os participantes dos diferentes países terão que superar durante todas as etapas do concurso.