Brunno Covello – Abertura terá concerto lírico com o tenor Vitorio Scarpi e as sopranos Ana Paula Machado e Ornella de Lucca

Confira essa e outras notícias do Curitiba de Graça 

Conversa sobre literatura, solidariedade, festival que reúne várias manifestações culturais e muito mais estão em destaque nesta semana na coluna do Curitiba de Graça para o Bem Paraná.

Confira e boa leitura.


Animarte 2021

Foto: Divulgação

Produções de estudantes do UniCuritiba foram selecionadas entre mais de 4 mil inscritas.

Três curtas-metragens feitos aqui em Curitiba foram selecionados para o Animarte 2021– 16º Festival Internacional de Animação estudantil do Brasil.

Os filmes “Um Dia Frio”, “Agária” e “Efúgio” foram produzidos por alunos do curso de Design de Animação do UniCuritiba e escolhidos entre mais de 4 mil trabalhos inscritos para o festival, que apresenta somente curtas-metragens.

O festival iniciou nesta segunda (24 de maio) e vai até 13 de julho, em edição on-line. Além da mostra de filmes, a programação inclui oficinas, cursos, workshops, masterclasses e fóruns. Mais informações e como assistir no site vouanimarte.com.br.

E ainda falando em cinema, até o dia 26 de maio, os filmes nacionais são destaque na programação virtual gratuita do Cine Passeio, disponível no site www.cinepasseio.org. Um deles é o longa-metragem de ficção “O cego que gritava luz”, de João Batista de Andrade.

Outras duas produções brasileiras são os documentários: “20 Centavos”, dirigido por Tiago Tambelli, que retrata a agitação social e política desencadeada em todo o Brasil a partir de protestos contra o aumento nas tarifas do transporte público em São Paulo, em junho de 2013, e o outro é “Não respire, contém amianto”, de André Campos, Carlos J. Barros e Caue Angeli, que investiga a indústria do amianto no Brasil, metal que causa câncer. 


Festival Mia Cara

Foto: Rafael Dabul

Legenda: Vídeos de leituras dramáticas de obras de Dante Alighieri fazem parte da programação.

Com o tema “Viva a Itália em sua Casa”, o Festival Mia Cara acontece até o dia 6 de junho. A programação cultural, totalmente on-line e gratuita, conta com mostras de cinema, ópera, concurso de gastronomia, apresentações musicais, ações de turismo e homenagem ao escritor Dante Alighieri.

A partir do dia 27, o cinema italiano também terá espaço com a exibição de “Sacco e Vanzetti” (1972), filme do diretor Giuliano Montaldo, que fará parte da Mostra de Cinema exibida pelo site do Cine Passeio (www.cinepasseio.org). O público ainda poderá assistir a produções clássicas de Federico Fellini, Ettore Scola, Enrico Maria Salerno, Mateo Zoni e uma grande homenagem ao maestro Ennio Morricone, com direção de Giovanni Morricone – tudo com a curadoria de Antonio Cava.

No dia 30 de maio acontece o recital de violino e cravo com o violinista e spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) Emmanuele Baldini e o cravista Fernando Cordella. Para o encerramento do Mia Cara, a cantora italiana Carla Cocco apresentará um show inédito gravado em um teatro nos arredores de Roma.

A partir do dia 3 de junho, com curadoria de Marden Machado, serão exibidos filmes da recente produção cinematográfica italiana. Confira a programação completa em miacara.com.br 


Ouvindo escritoras

Foto: Divulgação

Legenda: As paranaenses Salma Ferraz e Daiana Pasquim, amigas desde 2012, são as próximas convidadas. Foto: Divulgação

Daiana Pasquim e Salma Ferraz são as convidadas da décima terceira edição de “Às vezes, aos domingos”, que acontece no dia 30 de maio, a partir das 17h, no Instagram @daianapasquim. Seguindo o modelo da proposta criada por Guido Viaro e Marcio Renato dos Santos, as escritoras vão se entrevistar e ler textos autorais.

Daina é paranaense de Mandaguari, radicada desde o ano 2000 em Pato Branco, no Sudoeste do estado. Jornalista e mestre em Letras, Daiana, em parceria com Lucas Piaceski, colocou no ar, em 3 de março do ano 2020, a primeira edição de Leitura de Ouvido, que conta com mais de mil horas de áudio dramas com sonorização cinematográfica.

Já Salma é paranaense de Ibaiti, radicada em Urubici, região serrana de Santa Catarina. Professora aposentada da UFSC, Salma é autora de 30 livros, seis deles de ficção – “O ateu ambulante” é um dos mais conhecidos. As outras obras são sobre crítica literária, com destaque para o “Dicionário de personagens” da obra de José Saramago.


Vivendo a pandemia

Foto: Divulgação de uma das fotos da exposição

Legenda: UTI’s são divididas em zona quente e zona fria. 

Em homenagem ao aniversário de 141 anos, o hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba lançou a exposição física e virtual “Vivendo a pandemia no ambiente hospitalar”, que mostra a rotina dos profissionais de saúde das UTI’s que estão na linha de frente do atendimento a pacientes com covid-19.

A exposição fotográfica é uma iniciativa do Museu da História da Medicina do Paraná. As fotos estão instaladas nas áreas comuns do prédio histórico da Santa Casa, como corredores e nos jardins – por enquanto, somente pacientes e seus visitantes têm acesso a esses locais. Mas, para o público em geral, a mostra será disponibilizada pelo site www.exposicaovivendoapandemia.com.br até o dia 31 de dezembro.

Coluna da semana: Cultura do Bem

Uma das colunas mensais do Curitiba de Graça é a “Cultura do Bem”. É um espaço para divulgação de iniciativas de solidariedade. Em destaque nesta edição, a campanha Santa Solidariedade. Confira: https://curitibadegraca.com.br/moradores-e-comerciantes-de-santa-felicidade-lancam-campanha-solidaria/

 Para mais conteúdos culturais, acesse: www.curitibadegraca.com.br