Beleza Pura

Festival online e gratuito celebra a beleza da mulher 50+

(Foto: Divulgação)

O Brasil já possui 30 milhões de mulheres com mais de 50 anos. Ainda, em 2060, 1 em cada 3 brasileiros terão mais de 60 anos, segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estes são só alguns dados que evidenciam que tratar sobre longevidade não é mais tendência, é realidade - e é essencial. No mês de março, há, ainda, um recorte de gênero que precisa ser feito: as mulheres que chegaram ou chegarão aos 60 anos ainda nesta década vieram para revolucionar o processo de envelhecimento, assim como fizeram durante todas suas vidas.


Na juventude, elas já votavam plenamente, passaram pela emancipação profissional e financeira e, pela primeira vez, aproveitaram o controle da fertilidade com a pílula anticoncepcional. As baby boomers, mulheres que nasceram entre 1946 e 1964, sempre lutaram pelo que queriam. E ainda lutam.São essas mulheres que trazem um novo olhar para o envelhecer e para a longevidade feminina. Aging with power.


“Não somos e nem queremos ser as mesmas mulheres de 20, 30, 40 anos atrás. Nós trilhamos um longo caminho até aqui e não temos vergonha de termos envelhecido - temos orgulho. O que não temos mesmo é tempo a perder, por isso queremos aproveitar o máximo que conseguimos”, compartilha Bete Marin, idealizadora do movimento Beleza Pura.


O Beleza Pura é um festival para mulheres maduras. Na sua terceira edição em 2021, vêm em um formato digital e dividido em quatro dias, respeitando as boas regras de isolamento social, além de ampliar seu alcance para mulheres de todo o país.
“Desde 2019, as mulheres brasileiras de mais de 50 anos têm no Beleza Pura um espaço para falar da sua beleza. E é importante ressaltar que esta beleza não é igual a beleza que tínhamos aos 20 anos. É uma beleza que vem de dentro, de bem-estar e do autocuidado. Essas novas mulheres maduras acompanharam um monte de revoluções, inclusive tecnológica, e vão se tornar cada vez mais numerosas. Mas as marcas ainda não reconhecem o poder de consumo dessas mulheres, fazendo com que elas se sintam invisíveis. Acreditamos que isso começou a mudar, mas de forma muito tímida, por isso oferecemos um espaço de acolhimento para mulheres debaterem temas de relevância. Todo conteúdo do festival é resultado da interação com as participantes, quando seus desejos são ouvidos e atendidos. O Beleza Pura é um movimento feito por e para as mulheres maduras”, analisa Helena Morais, embaixadora e líder do Beleza Pura.

A relação destas novas maduras com o consumo e das marcas com elas é ponto importante. É uma geração de consumidoras com poder aquisitivo e que vive a economia da experiência tanto quanto os millennials. “Essa é a geração Carpe Diem, na qual o foco é viver bem o presente. Independente da classe social, região e faixa etária, os maduros são enfáticos em dizer que o futuro é hoje. A relação com o tempo tende a mudar ao longo dos anos e a chegada da maturidade faz com que o ‘agora’ ganhe uma grande importância. A sensação de liberdade é um dos pontos mais valorizados. Em contrapartida, as marcas brasileiras não estão preparadas para a revolução das baby boomers. Entre os profissionais de marketing, já existe a consciência da importância desse público, mas é preciso se aprofundar para entender o perfil, desejos e comportamentos dessas mulheres que frequentemente reclamam da falta de produtos e serviços que atendam suas necessidades.", explica Bete. E o Beleza Pura vem para mudar esse cenário.

A beleza na sua forma mais pura
O nome do evento, Beleza Pura, refere-se à beleza na sua melhor forma: a soma de experiências e vivências, o olhar da mulher com carinho para si, assim como olha e cuida dos outros. Para Bete, “aqui no Beleza Pura, acreditamos que a beleza começa com autoconhecimento, auto aceitação e autocuidado. Beleza vai muito além da estética, é sobre nosso estado mental, emocional e espiritual. É a beleza na sua forma mais pura”.
Assim, o evento trará uma série de entrevistas sobre alimentação saudável, produtos naturais, cuidado integral (corpo, mente e espiritualidade), autocompaixão e reprogramação mental e emocional, além de dicas de moda e estilo e bazar de roupas e acessórios. Nesta edição, assim como as anteriores, os temas foram escolhidos através de uma pesquisa com o público-alvo, partindo da premissa que a beleza é intrínseca à longevidade.
Plínio Cuitat, mestre de Reiki, Coordenador do Núcleo de Cuidados Integrativos e Coordenador da Pós-graduação em Cuidados Integrativos do Hospital Sírio Libanes será um dos palestrantes do segundo dia do evento, e afirma que tratar sobre beleza, espiritualidade, felicidade e saúde, na verdade, é tratar sobre o mesmo assunto, mas com palavras diferentes. “Com o passar dos anos, começamos a perceber que algumas das nossas partes, especialmente as físicas, vão decaindo enquanto outras, como nossa mente, nosso coração, nossa capacidade de amar e compreender, de nos relacionarmos com a espiritualidade, começam a crescer. Envelhecimento é essa troca, entre o que perdemos e o que ganhamos, que faz com que olhemos para nós mesmos com um olhar mais integral e com mais acolhimento. Estar de acordo com essa troca e fazê-la de forma consciente, nos ajuda a avançar na vida”, afirma.
Já a Chef Irina Cordeiro trará um bate-papo sobre ingredientes brasileiros, cozinha com afeto, produtos naturais, ervas e rituais que promovem autocuidado e autoestima. “Em todas as etapas da vida, é muito importante ter os saberes do alimento e consciência da nossa nutrição. Desta forma, é possível inserir substâncias importantes para o nosso organismo com a alimentação, não somente com produtos da indústria farmacêutica”, comenta a chef.
Mariana Rabello Soares, CEO da marca de produtos naturais Vyvedas, é um exemplo de empreendedora que, atenta à demanda por produtos naturais no mundo, criou em 2003 a linha de produtos veganos e naturais, com preços competitivos no Brasil. Hoje ela reconhece o aumento de mulheres maduras consumindo e revendendo seus produtos: "Percebo que elas são grandes influenciadoras. Quando elas gostam dos produtos, viram defensoras da marca e acabam revendendo os produtos de forma natural. Sem dúvida, nós aprendemos e aperfeiçoamos o nosso negócio com as baby boomers".
Sandra Carvalho, consultora de moda e estilo, explicará como a moda pode ser uma poderosa ferramenta no processo de autoconhecimento: “Quando nos conhecemos, olhamos para dentro, conseguimos entender quem nós somos, onde queremos chegar e de que forma vamos fazer isso. E tudo que você veste, comunica, então é muito importante que a gente se conheça, saiba do que gosta, que mensagens queremos transmitir e principalmente como queremos nos sentir”.
Além disso, Sandra reforça que não há receita de bolo quando se trata de estilo para mulheres maduras. Esqueça a roupinha de vovó: a mulher madura sabe o que quer. “É importante entender que essas novas mulheres maduras são extremamente diversas. Cada uma tem a sua história de vida, suas experiências, a soma de onde vêm. Essa diversidade tem que ser entendida, não podemos achar que todas as mulheres de 50 anos ou mais são da mesma forma, querem a mesma coisa, têm os mesmos objetivos. Sempre, antes de dar qualquer dica, é importante conhecer tudo que circula aquela mulher”, afirma a especialista.

Beleza Pura - um festival para mulheres maduras
O Beleza Pura surgiu para discutir e reunir mulheres maduras. Neste ano, acontece de forma online entre os dias 07 e 10 de março.
“O Beleza Pura é uma homenagem às mulheres maduras. Pretendemos ser uma fonte de inspiração para mulheres de todo Brasil e também para as marcas que querem, genuinamente, dialogar com este grande público. A proposta do evento é engajar profissionais do mundo da beleza na sua forma mais integral, para que ensinem e aprendam com essa consumidora”, compartilha Bete, que idealizou o evento em 2019.
Em parceria com a Unibes Cultural, serão mais de 10 especialistas que trarão informações, dicas e conhecimento sobre o envelhecer com qualidade. “No século XXI, a humanidade vai ter que entender que ela vai viver mais e, portanto, precisa mudar seu paradigma sobre a questão do envelhecimento. Uma vida saudável é uma prerrogativa que não passa somente pelo indivíduo, mas sim pela sociedade, pelas empresas, por instâncias governamentais e questões econômicas”, analisa Bruno Assami, diretor executivo da Unibes Cultural. “A Unibes Cultural é um hub que trabalha mais de 30 áreas de conhecimento. Temos uma agenda planejada de discussões acerca destas áreas, encabeçadas por protagonistas que compartilham da mesma visão que temos sobre grandes temáticas da contemporaneidade. Estes protagonistas são pessoas, instituições, organizações e movimentos como o Beleza Pura”, completa.

Serviço
Beleza Pura - Festival para Mulheres Maduras
A beleza que vem da alma, da mente e do autocuidado
De 7 a 10 de março de 2021
Inscrições abertas e gratuitas aqui: https://info.mvmarketing.com.br/beleza-pura-2021-online

Programação
7 de março
17h
Alimentação saudável com a Dra. Thais Ioshimoto.

17h40h
Bate-papo com a Chef Irina Cordeiro.

8 de março
18h
Bate-papo com Plínio Cutait sobre o cuidado integral e as práticas existentes.

18h50
Atividade prática de relaxamento com a Psicoterapia integrativa com Lilian Gouvea.

9 de março
18h
Bate-papo com Gabrielle Picholari, Adriana Lila Albertal e Maria do Céu Formiga sobre aprendizagem e caminhos de transformação: autoconhecimento, autocompaixão, autocuidado e autocura.

19h30
Entrevista com Mariana Rabello, CEO na Vyvedas sobre produtos naturais.

10 de março
18h
Dicas de moda, estilo e composição de looks para mulheres 50+ com Rô Maciel e Sandra Carvalho
Bazar com a fundadora da marca London Look, Inês Carril, que conduzirá as vendas de suas roupas e das marcas Moname, 3 de Copas e Cê tem Brechó, além de acessórios incríveis.

--
Ana Clara Tonocchi
Jornalista & Produtora de Conteúdo
(041) 99662-1263