Luiz Costa/SMCS

Feira com 700 produtos à venda, palestras, mentorias, comidinhas e shows. O 1º Festival de Empreendedorismo do Vale do Pinhão (VP Fest) recebeu, no sábado (30/11), no Salão de Atos do Parque Barigui, curitibanos que sonham abrir o próprio negócio ou que já têm sua empresa, mas precisam se capacitar para crescer.

O dia ensolarado ajudou a lotar o 1º VP Fest, organizado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento, que recebeu dois mil participantes.

A artesã Estela Mizukawa, 34 anos, abriu este ano seu ateliê de confecção de bolsas em crochê e participou do VP Fest para conhecer outros empreendedores. “Também vim para as palestras, que são muito interessantes, em especial as voltadas à vendas on-line”, conta ela, que comercializa seus produtos nas redes sociais.

Das 11h às 17h, os participantes do 1º Festival de Empreendedorismo do Vale do Pinhão puderam acompanhar palestras sobre protagonismo feminino, sustentabilidade e comunicação digital. Entre os palestrantes, a consultora Letícia Sugai, que falou sobre compliance (boas práticas em gestão); Elen Milek, fundadora do Instituto EOS – Experiência em Liderança, que inspirou as mulheres com o tem Liderança e autonomia feminina; e a consultora e especialista em marketing Lella Rodrigues, que dividiu com o público estratégias na palestra Como destacar sua marca no ambiente digital.

Feirinha
O festival também teve uma feirinha com 70 empreendedores do programa Bom Negócio e do prêmio Empreendedora Curitibana expondo produtos e serviços de vestuário, decoração para casa, artesanatos, presentes e itens de beleza.

Proprietária da marca Include Fashion, Raquel dos Santos Fernandes mostrou suas roupas e acessórios que levam em consideração as necessidades especiais de pessoas com limitações físicas. “Este tipo de evento é importante para divulgarmos as peças que oferecem autonomia ao vestir, ajudam a melhorar a autoestima e fazem com que pessoas com limitações também sejam incluídas no mercado da moda”, avaliou ela. Entre as roupas expostas, uma calça com duas aberturas laterais para cadeirantes vestirem com facilidade.

Já Camila Xavier apresentou na feira do VP Fest suas coloridas almofadas de nó escandinavo. “É muito importante estarmos aqui trocando informações e mostrando as almofadas”, avaliou a empreendedora, dona da marca Na Toca Decor. Camila vende nas redes sociais as peças em vários formatos de nó, desde o bolinha até outros maiores que se parecem nuvens, além de banquinhos com assento revestido com a técnica.

Mentorias
Além das palestras e da feira, o VP Fest teve a participação de instituições de ensino e outros parceiros do programa de capacitação Bom Negócio – Vale do Pinhão, que fizeram rodadas de mentorias sobre temas como marketing, finanças, gestão e inovação. Participaram da ação o Positivo, a Uniopet, a Uninter, o Centro Europeu, a Unibrasil, o ISAE e o Sebrae.

Para a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi, a primeira edição do VP Fest cumpriu todas as expectativas. “O festival foi uma oportunidade para os empreendedores de Curitiba ampliarem conhecimentos nas palestras e também se conectarem e trocarem experiências”, avaliou ela.

O VP Fest teve ainda área de alimentação com 13 expositores e shows de dança.