O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 2,06% na segunda prévia de dezembro, após ter recuado 0,01% na segunda prévia de novembro. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 18, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice acumulou elevação de 7,27% no ano de 2019 e em 12 meses.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de dezembro. O IPA-M, que representa os preços no atacado, aumentou 2,85% na segunda medição de dezembro, ante uma redução de 0,06% na segunda prévia de novembro. O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, apresentou alta de 0,74% na prévia de dezembro, depois de uma elevação de 0,03% em igual leitura de novembro. Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, ficou estável (0,0%) na segunda prévia de dezembro, depois da alta de 0,24% na segunda prévia de novembro.

O IGP-M é usado para reajuste de contratos de aluguel. O período de coleta de preços para cálculo do índice foi de 21 de novembro a 10 de dezembro. No dado fechado do mês de novembro, o IGP-M teve elevação de 0,30%, segundo a FGV.