Divulgação – Modelo é fabricado na Argentina

A Fiat apresentou a linha 2023 do Cronos. O sedã foi revelado com novo desenho na Argentina, onde o modelo é produzido e é o carro mais vendido do país. As novidades visuais foram bastante discretas e se concentram na frente.

Apenas a grade dianteira foi modificada, ostentando dois filetes cromados em vez de um. As rodas de liga leve são novas, enquanto a traseira não sofreu alterações. Por fim, a paleta de cores externas ganhou uma nova tonalidade chamada cinza Strato.

Na cabine, o volante de três raios é o mesmo utilizado no SUV Pulse. Todas as novidades do Cronos devem ser replicadas no Argo, que já foi flagrado no Brasil. Por aqui, a linha 2023 da dupla, com tais modificações, deve estrear até agosto.

A maior novidade do Cronos 2023, entretanto, está longe dos olhos. O modelo agora é vendido com câmbio do tipo CVT, de sete marchas simuladas. A caixa – que estreou no Pulse – é associada apenas ao motor 1.3 Firefly, que na Argentina roda apenas com gasolina e entrega 99 cv e 13 kgfm de torque máximo. Por aqui, a tecnologia flex permitirá que o Cronos beba etanol. Como o conjunto é o mesmo do Pulse CVT, é provável que o sedã mantenha os 107 cv e torque máximo de 13,7 kgfm com o combustível vegetal.

Em seu país de origem, o Cronos será vendido em quatro versões de acabamento – ou cinco, se considerarmos a configuração Drive com o pacote S-Design, que oferece detalhes pintados na cor preta.

A configuração de entrada se chama Attractive e é voltada para vendas diretas. No mais, o sedã é oferecido nas versões Drive (com câmbio manual ou CVT) e Precision (apenas com caixa CVT). Nada foi dito sobre uma possível versão topo de linha com o motor 1.0 turbo de até 130 cv e 20,4 kgfm.

Atualmente, o Cronos é oferecido em duas versões (1.3, por R$ 84.590, e Drive, por R$ 90.390) com o Firefly quatro-cilindros aspirado citado, já que o antigo motor 1.8 E.torQ de até 139 cv foi aposentado — assim como em outros modelos do grupo Stellantis.

A tendência é que a motorização turbinada seja lançada em um futuro próximo, algo que também pode ocorrer com o motor 1.0 Firefly. Neste caso, o conjunto de até 77 cv e 10,9 kgfm usado no Argo equiparia uma versão de entrada do Cronos, que ocuparia o lugar a ser deixado pelo veterano Grand Siena.