SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Fifa divulgou nesta terça-feira (19) um comunicado sobre os questionamentos em torno do árbitro de vídeo (VAR) na Copa do Mundo. Em nota divulgada à imprensa, a entidade se mostrou satisfeita com o uso da tecnologia no Mundial da Rússia, mas admitiu discussão sobre as decisões da arbitragem até aqui.

“Deve-se notar que a Fifa está extramente satisfeita com o nível de arbitragem até o momento e com a implementação bem sucedida do sistema do VAR, que foi positivamente aceito e apreciado dentro da comunidade do futebol. Sabemos que ainda haverá discussão e opiniões divididas sobre certas marcações e agradecemos a compreensão de que não é possível para a Fifa comentar sobre cada situação”, disse a Fifa no comunicado.

No comunicado, a Fifa informou que abondará o assunto em entrevista coletiva após o término da fase de grupos da Copa.

A atual edição da Copa do Mundo é a primeira a contar com o sistema de árbitro de vídeo durante as partidas. A tecnologia entrou em ação pela primeira vez competição no confronto entre França e Austrália, quando a arbitragem usou o recurso do vídeo para assinalar pênalti em cima de Antoine Griezmann. Desde então, outras quatro penalidades foram marcadas na competição com o auxílio do VAR.