PDT/divulgação

O PDT de Curitiba promoveu uma filiação virtual de novos integrantes da legenda, transmitida ao vivo, por uma live no instagram. A filiação pública dos novos integrantes do partido foi realizada por videoconferência, por causa da pandemia do coronavírus. Os dez novos filiados ao PDT receberam às boas vindas do deputado federal e pré-candidato a prefeito Gustavo Fruet

Moblização
Fruet considera que é preciso salvar a democracia fazendo política, e apresentando projetos de longo e médio para o desenvolvimento futuro da cidade. “É preciso debater o papel da Câmara de Vereadores, o papel institucional que ela possui. É maravilhoso ver que as pessoas estão se mobilizando em torno de causas e ideias, causas sociais e culturais, estão debatendo a importância da assistência social e da educação e saúde pública diante do cenário da pandemia, e o PDT, nesse momento é um partido que apresenta e discute projetos e políticas públicas para o país, e que tem um pré-candidato com viabilidade para o Brasil”, afirmou o parlamentar.

Laranjas
A Justiça determinou liminarmente o bloqueio de bens de um vereador, seu filho, a empresa do filho e outros três empresários de Marechal Cândido Rondon (região Oeste), no valor de R$ 5.147.962,12. A medida atende ação do Ministério Público do Paraná, que acusa o grupo de teriam criado um esquema de utilização de “laranjas” para burlar o impedimento legal de contratação com o poder público.

Fachada
De acordo com a ação, os envolvidos teriam atuaram “desde o ano de 2009 até inicio de 2020, por meio de organização criminosa, que causou prejuízo aos cofres em virtude de frustração da licitude de procedimentos licitatórios”. Eles teriam criado empresas de fachada em nome de “laranjas” para participação em licitações, diz a promotoria. Essas empresas, na realidade, pertenceriam ao vereador, estando, portanto, legalmente proibidas de participarem de licitações do Município, segundo o MP. A empresa firmou ao menos dez contratos com a prefeitura, envolvendo valores de aproximadamente R$ 1,3 milhão.

Transparência
A Assembleia Legislativa vota hoje projeto do deputado estadual Luiz Fernando Guerra (PSL), que prevê uma série de medidas a serem aplicadas para aumentar a transparência nos contratos emergenciais firmados pelas administrações públicas estadual e municipal em razão da decretação de calamidade em saúde pública decorrente da propagação da Covid-19. A proposta prevê a publicidade de todos os contratos firmados pelo Estado e municípios em virtude da pandemia, determinando a publicação no Portal da Transparência, com link exclusivo para esta finalidade, a relação de todos os contratos que forem firmados em caráter emergencial para enfrentamento da emergência em saúde, celebrados com dispensa de licitação.

Investigações
Um último balanço do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) identificou cerca de 102 indícios de ilegalidades e irregularidades em 233 processos referentes a gastos com contratações durante a pandemia de Covid-19. Outro dado relevante foi apresentado no último dia 21 pelo Ministério Público do Paraná (MPPR). Segundo a instituição, até a primeira quinzena de julho, foram instaurados 315 procedimentos na área de patrimônio público relacionados à pandemia. Além disso, dados também apresentados pelo MPPR, por meio da ferramenta Data Covid-19, apontou que somente 50 dos 399 municípios do Estado tem dados claros sobre gestão de recursos contra a Covid-19.