SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Começa na próxima terça-feira (26) a temporada 2019 do Ciclo Cinema e Psicanálise, com sessão do filme “O Confeiteiro”, pré-concorrente israelense ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.


O evento é realizado em uma parceria da SBPSP (Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo) com o MIS (Museu da Imagem e do Som), onde o ciclo acontecerá, e apoio do jornal Folha de S.Paulo. Os primeiros longas exibidos tratarão de temas relacionados à sexualidade.


Após a sessão, haverá um debate com a presença do psicanalista Tiago da Silva Porto e do jornalista da Folha de S.Paulo Guilherme Genestreti. A diretora de cultura e comunidade da SBPSP, Luciana Saddi, mediará a conversa.


Coprodução entre Israel e Alemanha, o filme exibido conta a história de um confeiteiro alemão que, ao ficar sabendo da morte de seu amante, viaja a Jerusalém para entrar em contato com a viúva e o filho do falecido. Lá, ele acaba se envolvendo nas vidas e no luto de ambos, complicando ainda mais a situação.


O tema que norteia a seleção de filmes é o ensaio “O Mal-Estar na Civilização”, de Freud (1856-1939). Na obra, o autor afirma que o progresso civilizatório humano exige renunciar à agressividade e à sexualidade, o que tornaria o homem refém de um sentimento de culpa inconsciente e um constante mal-estar.


A sessão é gratuita e acontecerá a partir das 19h, no auditório do MIS (av. Europa, 158, Jardim Europa). Para participar, é necessário comparecer à bilheteria do museu com uma hora de antecedência para retirar o ingresso.


A próxima edição do evento, realizado sempre às terças-feiras, acontecerá no dia 16 de abril, com exibição do filme argentino “Kiki: Os Segredos do Desejo”, do diretor Paco León.