Nucom/UFPR

Passados os festejos de Carnaval, é hora dos alunos da Universidade Federal do paraná (UFPR) do Setor Litoral e do Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar iniciarem o ano letivo de 2019. As aulas começam nesta segunda-feira (11) para calouros e veteranos. Os novos estudantes devem ficar atentos ao prazo para confirmação de matrícula, que deve ser feita na coordenação do curso durante os três primeiros dias letivos, sob risco de perda da vaga caso o procedimento não seja realizado.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) reforça a importância de ressignificar a cultura de acolhimento de calouros por meio da campanha “Trote sem violência”, que tem intuito de inibir atitudes violentas, ofensivas e discriminatórias durante a recepção aos calouros. Em consonância com a proposta, o Setor Litoral preparou uma programação especial para a primeira semana de atividades letivas.

A proposta é dar boas-vindas aos calouros e, ao mesmo tempo, promover a integração entre toda a comunidade acadêmica. Entre as atividades programadas estão rodas de conversa, discussões com representantes do movimento estudantil, apresentações culturais e apresentações dos cursos, projetos e dos espaços da instituição.

O objetivo é conscientizar os alunos de que a ocasião é considerada um ritual de integração com os veteranos e deve ser um momento de alegria, mas que nenhuma violência, física ou simbólica, pode ser tolerada.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) tem um canal específico para receber denúncias, que podem ser feitas por e-mail ([email protected]), pelo telefone (41) 3888-7777 ou no site da PRAE. A pró-reitoria solicita que as denúncias sejam encaminhadas com informações sobre local, data e hora da ocorrência, o tipo de violência verificado e, se possível, identificação do denunciante e dos suspeitos de praticar a violência.