Valquir Aureliano – Projeto criado em 2019 pretende atender 2 mil estudantes na RMC

Com a conclusão de mais um ano letivo, chega ao final, também, a vida útil de livros, cadernos, blocos de anotação, canetas, lápis e outros materiais que não terão mais utilidade no ano seguinte. Em Curitiba, no entanto, ainda é possível fazer valer o lema de Ano Novo e garantir vida nova a esses materiais, tanto através de doações que ajudarão outros estudantes ou mesmo fazendo com que esses objetos virem matéria-prima para novos produtos, através do processo de logística reversa.

O projeto Pinguinho de Tinta é um exemplo disso. Criado em 2019, a iniciativa atende durante o ano todo jovens de comunidades carentes de Curitiba, arrecadando e doando kits com materiais escolares. Para o início do próximo ano letivo, a meta do projeto é atender 2 mil estudantes da Região Metropolitana de Curitiba, mas até agora foram recebidos materiais suficientes para a montagem de aproximadamente 230 kits.

“Ano passado, nesta época do ano, já tínhamos 600 kits e conseguimos atender, no início do ano letivo, 1.389 estudantes”, conta Soraya Moreira da Motta, idealizadora da iniciativa, comentando ainda que recentemente foi criado uma vaquinha virtual, com a meta de arrecadar R$ 50 mil, para que mais pessoas pudessem contribuir. Além disso, o projeto também recebe materiais escolares de quase todo tipo – só não são arrecadados livros e apostilas didáticas, basicamente.

“Fazemos um apelo à comunidade para dar vida ao que está parado. Mochila parada, só ocupando espaço, doa para gente. Dá uma olhada naquela gaveta esquecida também, aquilo ali vale muito pra gente. Vamos desengavetar e fazer ter uma nova vida [esses materiais]. Se cada um doar um pouco, vamos alcançar os 2 mil kits”, apela Soraya.

Colégio retoma campanha de logística reversa e arrecada livros e apostilas

Outra iniciativa em Curitiba é a Logística Reversa Positivo, do Colégio Positivo, que criou pontos de descarte em suas oito unidades na capital paranaense para arrrecadar livros didáticos e qualquer outro material feito de papel. O objetivo é fazer com que esses objetos retornem para o ciclo produtivo, deixando de ser resíduos e tornando-se matérias-primas para novos produtos.

Assim sendo, os materiais serão encaminhados ao final da campanha no dia 30 de março de 2022, para reciclagem por um fornecedor especializado. O resíduo de papel tem valor comercial e 100% da receita da campanha será revertida em recursos para projetos socioambientais desenvolvidos por alunos e professores.

“Reciclar significa poupar o meio ambiente, com a economia de energia e recursos naturais, trazendo de volta ao ciclo produtivo o que é descartado, gerando a Economia Circular. Com isso, conscientizamos a comunidade e, principalmente, nossos alunos, para que comecem a pensar no lixo que estão produzindo e, com isso, reavaliem a possibilidade de reaproveitamento e destinação correta dos materiais escolares”, explica o diretor executivo dos colégios do Grupo Positivo, Celso Hartmann.

O projeto foi idealizado em 2017 pela aluna Helena Giotto, então com 9 anos de idade, pensando em uma forma de reduzir o impacto ambiental. A ideia foi aprovada pelo Positivo International School e, em 2018, implantada em quatro unidades do Colégio Positivo, em Curitiba. O objetivo inicial era arrecadar 8 toneladas, mas a expectativa foi superada e, com a finalização da coleta, foram recolhidas mais de 23 toneladas de material didático usado.

SERVIÇO

Projeto Pinguinho de Tinta

O que é: Um projeto criado em Curitiba no ano de 2019 e que atende, durante todo o ano, jovens de comunidades carentes em Curitiba através da arrecadação e doação de materiais escolares. Há diversos pontos de coleta espalhados Curitiba e outras cidades da RMC.
O que doar: cadernos (pode também ser usado, desde que tenha pelo menos 25 folhas em branco), borrachas, apontadores, lápis de cor e HB, régua, etiquetas, canetas, canetinhas, marca texto, lapiseira e grafites, mochilas, ecobag, pastas plásticas com elástico, guache, cola branca e colorida e estojos/penal. Não são arrecadados livros e apostilas escolares.
Voluntariado: Outra forma de ajudar é oferecendo apoio para a montagem dos kits escolares, para apontar lápis e testar canetinhas. Também é possível ajudar oferecendo um local para a instalação de um ponto de coleta em estabelecimentos comerciais.
Redes sociais: @projetopinguinhodetinta
Contato: (41) 99187-1020
Pontos de Arrecadação para Campanha 2022- Projeto Pinguinho de Tinta
Abranches
Papelaria Abranches: R. Mateus Leme 5839 ( próx Igreja do Abranches)
De seg a sexta das 10 às 18h / sab das 9h às 14h
Batel
Espaço Nbenessere: R. Carneiro Lobo 570
Seg a sexta das 10h as 17h
Galeria Kids R. Teixeira Coelho 350( dentro do Studio Mix)
Seg a sexta das 10h as 18h , sáb das 10h as12h
Barreirinha
Mercearia Santo Onofre: R. Ten. Cel Servando de Loyola e Silva 645 esq R. Aluisio de Azevedo
De Seg- Sab das 7h às 20h / dom das 7h as 12h
Academia Ponto 1: Av. Anita Garibaldi 6033 Em frente ao Pq Barreirinha
De seg a sexta das 7h às 21h – sábado das 7h às 12h
Bigorrilho
Chilflor Floricultura: R. Francisco Rocha 1946
Seg. a Sab das 9h as 19h
Boa Vista
Colégio Madre Cecilia Cross: R. Benvenuto Gusso 1634
De seg a sexta das 7h30 as 17h30
Cabral
Grudi Brinquedos: R.Dr. Manoel Pedroso, 657
De seg a sexta das 10h as 18h / sábado das 10h às 17h30
Cabral Natação: R. Pfo.Arthur Loyola 320
Seg a sexta das 7h30 as 20h ,
sáb das 7h30 as 12h
Centro
FOCCO Beauty Center: R. Dr. Pedrosa 208 lj 1
De terça a sexta das 9h às 18 h, sáb das 9h às 16h favor ligar antes 41 99251-9494
Juveve
A Fada do Doce Bakery / Espaço de Arte: R. Alberto Foloni 1534
De seg a sexta das 9h30 as 18h30
Sábado 9h às 17h30
Pilarzinho
Colégio CEBEC: R. Nilo Peçanha, 3500
De seg a sexta das 7h40 às 18h30
Taboão (prox. Pq Tanguá): CEI Alegria de Aprender
R. Cecília Mikosz 182
De seg a sexta das 7h30 as 18h
Vila Izabel
Amiste Café: R. Tamoios, 728
Seg a sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 18h ** cada entrega você ganha um delicioso café
Xaxim
Festa e Encanto: R.Cel. Luís José dos Santos 2884
Seg a sexta das 13h30 das 17h30
Sáb das 10h as 12h
Almirante Tamandaré
Lanchonete e Pizzaria Dom Segalla: R. Ver.Wadislau Bugalski 5976
Todos os dias das 10h às 23h
SERVIÇO
Logística Reversa Positivo
O que é: Um projeto do Colégio Positivo que coleta materiais feitos de papel com o objetivo de fazer esses objetos retornarem para o ciclo produtivo, deixando de ser resíduos e tornando-se matérias-primas para novos produtos.
Como ajudar: Livros didáticos ou qualquer material feito de papel podem ser descartados em uma das oito unidades do Colégio Positivo, em Curitiba: Colégio Positivo – Água Verde; Colégio Positivo – Ângelo Sampaio; Colégio Positivo – Batel; Colégio Positivo – Boa Vista; Colégio Positivo – Hauer; Colégio Positivo – Jardim Ambiental; Colégio Positivo – Júnior e Positivo International School.