SMCS

Os motorista que passam pelo centro da cidade, na rua André de Barros, precisam ficar atentos a faixa exclusiva de ônibus. Após duas semanas de trabalhos de orientação, será dado início ao trabalho de fiscalização e quem não respeitar a faixa poderá ser multado.  

“A fiscalização será mais incisiva a partir de quinta-feira (7/3), mas o motorista deve respeitar a sinalização de trânsito desde já, em todos os dias e horários”, alerta a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

A faixa exclusiva para uso do transporte coletivo, incluindo ônibus metropolitanos e de turismo, está funcionando desde o dia 18 de fevereiro, no trecho da André de Barros entre a Rua 24 de Maio, na Praça Rui Barbosa, e a Desembargador Westphalen. A intenção é proporcionar redução no tempo de deslocamento aos ônibus em trechos curtos, mas com grande movimento de veículos.

O motorista de veículo de passeio pode entrar na faixa exclusiva apenas no trecho tracejado e somente se for fazer a conversão à direita na mesma quadra. A desobediência à regra de trânsito pode acarretar infração de natureza gravíssima, com perda de sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293,47, além da possibilidade de remoção do veículo.

Projeto em ampliação

Com as faixas exclusivas para ônibus recém-implantadas nas ruas General Mário Tourinho e André de Barros, Curitiba tem agora seis vias de ligação entre os bairros e o Centro que contam com essa medida específica.

As demais faixas exclusivas ficam na XV de Novembro, Marechal Deodoro, Conselheiro Laurindo e Desembargador Westphalen. Juntas, elas somam 7,3 quilômetros, pelos quais circulam cerca de 268 mil passageiros por dia, em 67 linhas de ônibus.