Divulgação/MPPR – Primeiro dia de trabalho percorreu pelas regiu00f5es Central e Campos Gerais

Balanço do primeiro dia da Operação Nacional Mata Atlântica em Pé, que já fez ações de fiscalização em quatro municípios paranaenses (Guarapuava, Inácio Martins, Pinhão e Prudentópolis), constatou desmatamento de 121 hectares de floresta. Apenas na segunda-feira, houve cinco autuações ou notificações e interdição de quatro áreas. Uma pessoa foi presa.
A operação, realizada simultaneamente em 15 estados, continua até hoje (exceto em Minas Gerais e no Ceará, onde as ações se estenderão por mais um dia). Na quinta-feira, serão apresentados os resultados gerais.
Unidades do Ministério Público de 15 estados brasileiros lançaram na segunda-feira, a Operação Nacional Mata Atlântica em Pé, que conta com a participação de polícias ambientais e órgãos públicos da área, com o objetivo de identificar desmatamentos em áreas de Mata Atlântica, punir os responsáveis e cobrar a reparação dos danos. 
A ação conjunta é realizada pelos MPs dos seguintes estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará.
O bioma da Mata Atlântica está presente em 17 estados brasileiros e cobre (em sua extensão original) cerca de 13% do território nacional, onde vivem aproximadamente 140 milhões de pessoas, que dependem das múltiplas funções ambientais da Mata Atlântica. Apesar disso, continuam ocorrendo desmatamentos em toda a sua extensão.