De janeiro a maio deste ano a fiscalização do comércio ambulante em Curitiba apreendeu 21.501 mil itens que estavam sendo vendidos irregularmente em área pública. Quase metade dessas apreensões foram feitas na área central da cidade. 
Os bairros que compõe as regionais de Santa Felicidade e do Cajuru também aparecem no ranking das maiores apreensões neste período. Santa Felicidade teve 4 mil itens apreendidos e no Cajuru foram 3.271. Atualmente em Curitiba existem 1.204 ambulantes cadastrados na Prefeitura trabalhando regularmente. Quem não tem autorização está sujeito a ter os produtos apreendidos pela fiscalização municipal.
A diretora da Secretaria Municipal do Urbanismo, Jussara Policeno de Oliveira Carvalho, explica que as fiscalizações ocorrem espontaneamente com rondas das equipes e também após as denúncias feitas pela população na Central 156. “Os produtos apreendidos que tenham procedência comprovada podem ser retirados pelo responsável, mediante pagamento de taxa de apreensão e depósito, no prazo máximo de 30 dias”, explica.