SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A agência de classificação de risco Fitch reafirmou nesta terça-feira (21) a nota BB- para o Brasil, três níveis abaixo da faixa chamada de grau de investimento (selo de bom pagador), com perspectiva estável para o país. As informações são da Agência Brasil.


Segundo a Fitch, a nota do Brasil está limitada pelas fraquezas estruturais e pelo alto endividamento do governo. A agência ainda cita fracas perspectivas de crescimento, um ambiente político difícil e questões relacionadas à corrupção que dificultam a tomada de decisões econômicas e o progresso de reformas.


O relatório da Fitch diz acreditar que a aprovação de uma reforma da Previdência é necessária, mas não suficiente para limitar gastos e melhorar significativamente as perspectivas de curto prazo para as finanças públicas do país.


A agência afirma ainda que a fragmentação no Congresso e a falta de coalizão do governo Bolsonaro deve dificultar a aprovação de reformas, em especial a da Previdência.


A Fitch ainda revisou para baixa a projeção de expansão do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. A previsão é de 1,5% em 2019 e 2,5% em 2020, contra a estimativa anterior de 2,1% e 2,7%, respectivamente.