Se tudo der certo para o Brasil na Copa do Mundo da Rússia e a seleção for até a final, pelo menos quatro jogos deverão ocorrer em dias úteis, no meio do expediente da maioria dos trabalhadores brasileiros. Mas, segundo o Ministério do Trabalho, a modernização trabalhista atual, que flexibilizou várias regras, também facilitou a negociação entre empregadores e empregados para folgas e compensação de horas.
 A auditora-fiscal do Trabalho da Coordenação Geral de Fiscalização do Ministério do Trabalho, Erika Medina Stancioli, explica que, como os dias de jogos não serão considerados feriado no Brasil, será prerrogativa das empresas decidirem se liberam ou não seus empregados para assistirem às partidas. No caso de liberação com compensação posterior de horas, empresas e trabalhadores devem chegar a acordo sobre a questão.
“De acordo com o parágrafo 6º do artigo 59 da CLT [Consolidação das Leis do Trabalho], a partir da reforma trabalhista, se a compensação ocorrer no mesmo mês da liberação para os jogos, esse acordo poderá ser tácito e individual, sem necessidade de documento escrito ou de validação do sindicato”, explica.
Se a compensação de horas ocorrer em outro mês, as regras mudam. Caso a compensação ocorra em até seis meses, o acordo deve ser feito por escrito. Se for em um ano, precisa passar pelo sindicato de trabalhadores da categoria.
Jogos
Na primeira fase, o Brasil estreia contra a Suíça num domingo (17 de junho), às 15 horas. Contudo, os dois jogos seguintes, contra Costa Rica e Sérvia, caem em dias úteis, mais precisamente uma sexta-feira (22 de junho) e uma quarta-feira (27 de junho), às 9 e às 15 horas, respectivamente. Caso a Seleção Canarinho avance para o mata-mata, mais jogos em dias de semana à vista, dependendo da posição em que o time terminar (1º ou 2º lugar). Nas oitavas de final, a partida acontecerá no dia 2 ou 3 de julho, quarta e quinta-feira. Nas quartas, as partidas serão disputadas nos dias 6 e 7 de julho, sexta-feira e sábado. As semifinais acontecerão em 10 e 11 de julho, terça e quarta-feira, enquanto a disputa de terceiro lugar e a final acontecem em 14 e 15 de julho, num sábado e domingo, respectivamente.