SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Folha de S.Paulo realiza, no dia 30 de novembro, a primeira edição do seminário O Futuro do Emprego e o Emprego do Futuro.

No evento, serão abordadas questões relacionadas ao mundo do trabalho nos próximos 30 anos, perspectivas para o empreendedorismo no Brasil e alternativas contra o desemprego.

Hoje, o uso de inteligência artificial e robotização suscitam questões sobre o impacto da automação na elevação do desemprego e na redução salarial.

Dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho) mostram que, desde 2010, o número de robôs industriais cresce a uma taxa de 9% ao ano. Segundo previsão do Fórum Econômico Mundial, entre 2015 e 2020, serão extintos 7,1 milhões de empregos no mundo, principalmente aqueles relacionados a funções administrativas e industriais. 

No Brasil, o futuro do trabalho ainda envolve questões tributárias e regulatórias, além da própria legislação trabalhista. Relatório divulgado em fevereiro deste ano pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) apontou que 14 dos 24 setores da indústria brasileira precisam adotar com urgência estratégias de digitalização para se tornarem internacionalmente competitivos. 

Para a palestra de abertura, o seminário receberá Youngsuk ‘YS’ Chi, presidente da Elsevier, empresa global de informação e análise científica, técnica e médica. Chi trabalha com setores governamentais, acadêmicos e industriais no apoio a mais de 30 milhões de cientistas, estudantes e profissionais da saúde ao redor do mundo.

Ele é professor visitante na Universidade de Yonsei, em Seul, na Coreia do Sul, e conselheiro independente das empresas Maropost, localizada no Canadá, e Ingram Industries Inc., nos Estados Unidos.

Estarão no seminário também Caio Vieira de Mello, ministro do Trabalho e Emprego, o professor da USP Paulo Feldmann, autor de “Robô: ruim com ele, pior sem ele”, e Wasmália Bivar, do IBGE.

O evento, que tem patrocínio da CNI e do Sebrae, acontece a partir das 8h no Rooftop 5 & Centro de Convenções (rua Coropé, 88, Pinheiros), em São Paulo.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site Folha Eventos.