Franklin de Freitas/Arquivo Bem Paraná – Fifa Fan Fest

O brasileiro sabe aproveitar muito bem as épocas festivas. E claro que não seria diferente na Copa do Mundo de Futebol, na Rússia, que começa no dia 14. E, nesta semana o Ministério da Saúde publicou uma matéria com dicas de segurança da saúde, como faz em outras grandes festas brasileiras, como o Carnaval. "O negócio é que durante os jogos, os espectadores tendem a exagerar em pontos que vão além dos gritos de comemoração ou desaprovação. Por vezes, esse excesso tem consequências ruins na saúde do torcedor e pode até impedi-lo de acompanhar o restante do campeonato. Por isso, é preciso ter planejamento e estratégias para driblar possíveis incômodos", diz o texto no site do Ministério.

Consumo de bebidas alcoólicas
Comer alimentos leves durante as partidas é uma ótima opção. Mas existem aqueles torcedores que veem futebol e cerveja como um casal perfeito. Se for beber, que não seja em excesso. Vale lembrar que os efeitos do consumo exagerado de bebida alcoólica são prejudiciais não apenas para quem o consome, já que é alto o risco de acidentes de trânsito.

Sexo seguro
Mas dirigir alcoolizado não é o único risco. “Você sabe, o álcool sobe para a cabeça. Mas aí você não pode esquecer que tem que usar preservativo (masculino e feminino) em todas as relações sexuais. Não deixe que festejar e beber impeça de você se prevenir, e se infectar do HIV e de outras ISTs”, aconselha a diretora do departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken. Qualquer pessoa pode buscar preservativos em Unidades Básicas de Saúde.

Se a camisinha estourar, ou acontecer algum outro imprevisto que você julgar ter lhe exposto Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), procure a Profilaxia Pós-Infecção ao HIV (PEP) nas primeiras 72 horas de exposição. A medicação está disponível em Unidades Básicas de Saúde e deve ser utilizada por 28 dias.

Aqueles que fazem uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), precisam manter o uso contínuo para evitar possíveis infecções. “Não adianta nada esquecer da medicação. Tem que tomar a medicação todos os dias para você poder fazer a profilaxia”, enfatiza a diretora. Ela também reforça o uso contínuo da medicação para pessoas que vivem com HIV. Já que qualquer interrupção ao tratamento pode acarretar em efeitos adversos prejudiciais como, por exemplo, a resistência ao vírus. O uso de bebida alcoólica é permitido mesmo durante o tratamento.

Cuidados com a vacinação
Manter a caderneta de vacinação em dia é outro cuidado necessário. Isso porque o vai-e-vem de brasileiros entre Europa e Brasil pode ser um meio para que agentes causadores de doenças – como vírus e bactérias – transitem no país. Sendo assim, doenças que já foram eliminadas, como sarampo e a poliomielite, encontram portas de entrada em pessoas não imunizadas. O resultado são surtos que colocam em risco toda a população brasileira. Por isso, é importante manter o sistema imunológico alerta por meio da vacinação. Você pode atualizar o calendário em qualquer momento do ano. Basta procurar uma Unidade Básica de Saúde. Acompanhe o Calendário de Vacinação.